São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tec-tec-tec

Baterias também são uma ameaça em laptops da Apple

A Apple convocou um recall para cerca de 1,8 milhão de consumidores que tenham baterias Sony em seus portáteis iBook e Powerbook. Fabricados na China, os modelos iBook G3, iBook G4 e Powerbook foram incluídos na lista porque suas baterias têm defeitos de fabricação que podem levar ao superaquecimento e causar danos ao computador. Quem participou do programa de troca de baterias, realizado pela empresa em 2005, também precisa trocar.
Segundo o site da Apple (www.apple.com/br) -no qual é possível consultar uma tabela com os números de série das baterias que serão trocadas- os consumidores brasileiros afetados pelo problema devem parar de usar as baterias imediatamente e procurar um centro autorizado. Uma nova bateria levará até 45 dias para ser entregue, via correio.
A peça defeituosa deverá ser devolvida à Apple, que pagará as despesas de envio. Enquanto não receber a nova, o usuário deverá ligar o laptop à corrente elétrica, utilizando apenas o carregador. As baterias, com tecnologia de íons de lítio, são fornecidas pela Sony para os computadores portáteis da Apple, Dell, HP e Lenovo.
No início deste mês, baterias incendiárias, também fabricadas pela empresa japonesa, provocaram o recall de 4 milhões de portáteis da Dell e também afetaram os computadores vendidos no Brasil.
Nos EUA, a Comissão para Segurança no Consumo iniciou investigações para verificar as condições de segurança em baterias de PDAs, telefones celulares e câmeras digitais.
Analistas independentes estimam que o recall de 6 milhões de baterias custará aos cofres da Sony US$ 250 milhões.

SAINDO DE LINHA
O Ditty, tocador de MP3 da Dell, saiu de linha. Criado com o intuito de derrotar o iPod Shuffle, da Apple, o tocador baseado em memória flash era o último remanescente da empresa nesse segmento.


ENTRANDO NA LINHA
Já a Microsoft quer enfrentar o iPod e confirmou as especificações do seu tocador portátil Zune, que será fabricado pela Toshiba. Os destaques serão o disco rígido com 30 Gbytes, rádio FM e a possibilidade de troca de músicas via Wi-Fi.

CIFRAS PIRATAS
MPA e NMPA, representantes dos direitos autorais de músicos e de editoras nos EUA, fecharam alguns sites de cifras e de tablaturas alegando falta de pagamento de direitos sobre as músicas publicadas. Mas outros sites do gênero continuam ativos. A página Ultimate-guitar.com, teve 1,4 milhão de visitantes em julho, o dobro da audiência do mesmo mês em 2005.

VISTA EM FORMA
A Microsoft liberou o Windows Vista Pre-RC1 versão 5536. Analistas do site MsTech Today (www.mstechtoday. com) apontaram como principais diferenças a instalação em menos de 25 minutos e a inicialização rápida do IE7.


CELULAR AO LONGE
Atirar seu velho e arranhado telefone Nokia a uma distância de 89 metros foi o suficiente para o finlandês Lassi Etelatalo vencer o Mundial de lançamento de celular, torneio que nasceu como um evento local na cidade finlandesa de Savolinna, próxima à fronteira com a Rússia, e que agora, na sua sétima edição, atraiu competidores do Canadá e da Bélgica. Segundo a fundadora da prova, Christine Lund, cada atleta escolhe sua marca favorita para jogar longe.

TV 3D
A Philips começou a vender, nos EUA, TVs de plasma e de LCD que exibem imagens em três dimensões sem a necessidade de usar óculos especiais. O sistema, denominado WOWvx, atua posicionando minúsculas lentes sobre cada pixel, refletindo luz em até nove ângulos. Assim, cada olho capta uma informação diferente, simulando o efeito espacial.

GOOGLE 1
Na semana passada, o Google lançou no Brasil o buscador de livros Google Books Search (books.google.com). A empresa vai cadastrar obras de domínio público de bibliotecas públicas e privadas, permitindo a leitura on-line dos títulos. Para as editoras, o negócio prevê permuta de publicidade em troca de 30% do conteúdo dos livros, apenas para consulta.

GOOGLE 2
A empresa lançou um conjunto gratuito de programas para escritório, o Google Apps for Your Domain. Baseado no Gmail, o produto permite envio de e-mails com o domínio da empresa. Há também agenda, comunicador instantâneo e um programa para criar páginas web. Na tela da versão gratuita aparecerão anúncios. No final do ano chegará uma versão paga, com maior capacidade de armazenamento, suporte técnico e sem anúncios


Texto Anterior: Faça seu blog bombar
Próximo Texto: Eventos on-line/Acontece na internet: Hoje
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.