São Paulo, quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Apple e Microsoft estariam de olho no tablet

DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto as especulações sobre o possível tablet da Apple circulam desde julho, os rumores de um computador desse tipo fabricado pela Microsoft começaram a aparecer agora nos blogs de tecnologia.
A Apple já teve a oportunidade de lançar o produto, quando fez anúncios no início de setembro, mas não mostrou nada. Segundo os rumores, o computador será uma espécie de iPod Touch maior.
Um dos comentários mais recentes foi publicado no blog Appleinsider e creditou as informações a fabricantes de Taiwan, que estariam fornecendo algumas partes do produto.
Segundo o blog, o aparelho deve ser lançado em fevereiro de 2010, com o preço entre US$ 799 e US$ 999. A tela deve ser sensível ao toque, de 9,6 polegadas, e o computador deve vir com 3G HSDPA embutido e chip da P.A. Semi (empresa da própria Apple).
As especulações cresceram tanto que até concursos foram promovidos para que os consumidores criassemseu próprio protótipo e elegessem os melhores. Veja em bit.ly/apple gizmodo.
O blog Mashable reuniu o que chama de melhores trabalhos dos "ninjas do Photoshop" (bit.ly/galeriatablet). Tem até quem ache que o computador terá tela de OLED flexível e sensível ao toque.
A Folha entrou em contato com a Apple, que respondeu que não comenta rumores.
Já o tablet da Microsoft se chamará Courier, segundo o blog de tecnologia Gizmodo. O site também divulgou imagens do aparelho, que traria duas telas de sete polegadas e uma caneta para ajudar na hora da interação com a tela. E mais: ao que tudo indica, o aparelho terá uma câmera na parte de trás.
Ainda segundo o Gizmodo, o projeto só era conhecido por poucos engenheiros da Microsoft até os últimos dias, "quando a empresa começou a desenvolver a experiência do usuário e mostrar os conceitos de design para agências e empresas parceiras".
Já a jornalista Mary-Jo Foley, do site Cnet, afirmou que recebeu várias dicas da entrada da Microsoft no mercado dos tablets. Segundo ela, J Allard, um dos chefes da seção de entretenimento e dispositivos da empresa, estaria liderando o projeto. Foley também afirma que ainda não se sabe se a própria empresa irá produzir software e hardware, ou se irá deixar a parte física a parceiros. Procurada, a Microsoft disse que não tem informações sobre o produto citado. (AD)


Texto Anterior: Francesa: Archos tenta recuperar queda de receita com tablets
Próximo Texto: Blog da Muriel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.