São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviços on-line pesquisam preços e ajudam a encontrar boas ofertas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Comprar pela internet traz uma série de facilidades, mas o hábito da pesquisar em várias lojas não deve ser esquecido. Em uma rápida busca em sites de compra, o toca-MP3 iPod Shuffle, com capacidade de 1 Gbyte, pôde ser encontrado com preços que variaram de R$ 425 (em www.mercadodireto.com) a R$ 1.190 (em www.submarino.com.br).
Para buscar as melhores ofertas, entretanto, não é preciso visitar todos os sites manualmente.
Mecanismos de busca como o Bondfaro (www.bondfaro.com.br) e o BuscaPé (www.buscape.com.br) têm ferramentas especiais para essa tarefa.
Ambos contam com categorias temáticas que englobam produtos eletrônicos, brinquedos, bebidas e outros itens que podem servir como presentes de Natal.
O Buscapé tem até um espaço para que os visitantes dêem suas opiniões sobre os produtos. Nos EUA, esse expediente já é bastante comum.
Mais uma saída para encontrar ofertas é o Preço Mania (www.precomania.com), que apresenta lojas virtuais do exterior. Além dos preços convertidos em reais, o site mostra quais serão os gastos com impostos e com frete.
Ainda para aqueles que pretendem fazer compras fora do país, um endereço indispensável é o do Froogle (froogle.google.com). Mantido pelo portal Google, o site localiza todos os tipos de produtos e pode separá-los de acordo com o local onde eles são vendidos e conforme seus preços.
Há também o PriceWatch (www.pricewatch.com), que é especializado em encontrar ofertas de produtos eletrônicos e de dispositivos de informática.

Boca no trombone
Outra medida recomendada antes de comprar um determinado produto é conferir qual é a sua reputação entre os consumidores.
Na internet, vários sites reúnem comentários de pessoas comuns, que compram, testam e dizem o que pensam sobre as qualidades e os defeitos de cada item.
Comemorando oito anos de atividade neste mês, o Consumer Reports.org é o exemplo mais famoso desse tipo de site. Ele não aceita nenhum tipo de anúncio publicitário, não recebe aparelhos enviados diretamente pelas empresas e também faz análises de alimentos e de serviços de viagem.
Sustentado por seus cerca de 2 milhões de assinantes, que pagam mensalidades de US$ 4,95, o ConsumerReports tem conteúdo restrito, mas existem outras páginas com serviços semelhantes.
No Epinions.com, é possível procurar os produtos de acordo com seus preços ou navegar por categorias específicas, como a de câmeras digitais com zoom.
No ConsumerSearch.com, além das avaliações, há um comparativo entre modelos parecidos. Outros exemplos de site com resenhas escritas por consumidores são o Cnet Reviews (reviews.cnet.com) e o Review Centre (www.reviewcentre.com).
Todos eles podem ser acessados gratuitamente e têm textos somente em inglês.
(JULIANO BARRETO)


Texto Anterior: Inflação na rede em novembro é de 0,59%
Próximo Texto: Diversidade de itens agrada a todos os bolsos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.