|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Serviços on-line pesquisam preços e ajudam a encontrar boas ofertas
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Comprar pela internet traz uma
série de facilidades, mas o hábito
da pesquisar em várias lojas não
deve ser esquecido. Em uma rápida busca em sites de compra, o toca-MP3 iPod Shuffle, com capacidade de 1 Gbyte, pôde ser encontrado com preços que variaram
de R$ 425 (em www.mercadodireto.com) a R$ 1.190 (em
www.submarino.com.br).
Para buscar as melhores ofertas,
entretanto, não é preciso visitar
todos os sites manualmente.
Mecanismos de busca como o
Bondfaro (www.bondfaro.com.br) e o BuscaPé (www.buscape.com.br) têm ferramentas especiais para essa tarefa.
Ambos contam com categorias
temáticas que englobam produtos eletrônicos, brinquedos, bebidas e outros itens que podem servir como presentes de Natal.
O Buscapé tem até um espaço
para que os visitantes dêem suas
opiniões sobre os produtos. Nos
EUA, esse expediente já é bastante
comum.
Mais uma saída para encontrar
ofertas é o Preço Mania (www.precomania.com), que apresenta
lojas virtuais do exterior. Além
dos preços convertidos em reais,
o site mostra quais serão os gastos
com impostos e com frete.
Ainda para aqueles que pretendem fazer compras fora do país,
um endereço indispensável é o do
Froogle (froogle.google.com).
Mantido pelo portal Google, o site
localiza todos os tipos de produtos e pode separá-los de acordo
com o local onde eles são vendidos e conforme seus preços.
Há também o PriceWatch
(www.pricewatch.com), que é especializado em encontrar ofertas
de produtos eletrônicos e de dispositivos de informática.
Boca no trombone
Outra medida recomendada antes de comprar um determinado
produto é conferir qual é a sua reputação entre os consumidores.
Na internet, vários sites reúnem
comentários de pessoas comuns,
que compram, testam e dizem o
que pensam sobre as qualidades e
os defeitos de cada item.
Comemorando oito anos de atividade neste mês, o Consumer
Reports.org é o exemplo mais famoso desse tipo de site. Ele não
aceita nenhum tipo de anúncio
publicitário, não recebe aparelhos
enviados diretamente pelas empresas e também faz análises de
alimentos e de serviços de viagem.
Sustentado por seus cerca de 2
milhões de assinantes, que pagam
mensalidades de US$ 4,95, o ConsumerReports tem conteúdo restrito, mas existem outras páginas
com serviços semelhantes.
No Epinions.com, é possível
procurar os produtos de acordo
com seus preços ou navegar por
categorias específicas, como a de
câmeras digitais com zoom.
No ConsumerSearch.com,
além das avaliações, há um comparativo entre modelos parecidos. Outros exemplos de site com
resenhas escritas por consumidores são o Cnet Reviews (reviews.cnet.com) e o Review Centre
(www.reviewcentre.com).
Todos eles podem ser acessados
gratuitamente e têm textos somente em inglês.
(JULIANO BARRETO)
Texto Anterior: Inflação na rede em novembro é de 0,59% Próximo Texto: Diversidade de itens agrada a todos os bolsos Índice
|