São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMPRAS ON-LINE

Modelo da Fujifilm de 9 Mpixels chega ao país; saiba o que analisar para garantir uma boa aquisição

Alta resolução é apelo de novas câmeras

DA REPORTAGEM LOCAL

A febre das câmeras digitais já desponta desde o Natal do ano passado, quando, segundo pesquisa do site Buscapé, oito dos 20 objetos mais desejados pelos consumidores eram modelos fotográficos digitais.
Neste ano, o apelo continua forte, com o lançamento de modelos de altíssima resolução, como o Power Shot A620, da Canon, com 7,1 Mpixels, e o FinePix S9500, da Fujifilm, com 9 Mpixels.
É importante lembrar, porém, que nem só de megapixels se faz uma boa câmera -até porque, para garantir uma foto com qualidade de impressão no tamanho 10x15 cm, resoluções a partir de 3 Mpixels são suficientes. Se o seu intuito é apenas publicar as imagens na internet ou guardá-las no micro, uma resolução de 1 Mpixel pode bastar.

Zoom
As câmeras digitais possuem dois tipos de zoom, óptico e digital. Enquanto a aproximação do primeiro é feita por meio de lentes, o segundo utiliza software. O uso do zoom, no entanto, deve ser feito com cautela. Além de poder gerar imagens distorcidas, principalmente quando o conjunto de ambos resulta em ampliações muito grandes, trata-se de uma das funções que mais gastam bateria -outro vilão do consumo são os grandes visores de LCD, com imagens de muito brilho.
Sobre a alimentação, há modelos que usam pilhas e outros, baterias recarregáveis. Quem optar pelo primeiro deve levar consigo pelo menos um pacote extra de pilhas, para não ficar sem energia.
Quanto ao armazenamento, os fabricantes oferecem diferentes tipos de cartão de memória. Se você já possui algum aparelho eletrônico que utiliza cartão, como um notebook ou PDA, é recomendável escolher uma câmera compatível, que permita aproveitar a memória adquirida.
O preço de um cartão pode chegar a exorbitantes R$ 3.199, custo encontrado para um Compact Flash de 4 Gbytes, embora haja opções bem mais em conta, como um Secure Digital (SD) de 128 Mbytes, encontrado por R$ 59.
Câmeras que dispõem de ajustes manuais são um bom negócio, principalmente para usuários experientes. Recursos para fotografar com muita ou com pouca luz e a potência do flash também devem ser considerados. (MB)


Texto Anterior: Modelos são compatíveis com HDTV
Próximo Texto: Caixa permite foto subaquática
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.