São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERATIVIDADE

Novo formato de noticiário automático vai ajudar softs de organização
Em breve, o RSS (Really Simple Syndication), sistema que envia alertas para o computador com as últimas notícias publicadas na rede, poderá ser uma via de duas mãos: os usuários poderão não apenas receber as informações como também serão capazes de editá-las e de compartilhá-las com outras pessoas.
Essa é a principal promessa da ferramenta SSE (Simple Sharing Extensions), que está sendo desenvolvida pela Microsoft.
Segundo o veterano programador Ray Ozzie, a idéia do novo padrão é usar as facilidades do RSS para tarefas como a atualização de listas de contatos de aparelhos e de programas diferentes ou a manutenção de calendários on-line sincronizados com as últimas alterações.
Em seu blog (spaces.msn.com/members/rayozzie), Ozzie disse que as equipes de criação dos programas Outlook, Messenger e Exchange colaborarão com o projeto.
Ainda não há previsão de lançamento da tecnologia, que está atualmente em sua versão 0.9, mas a empresa de Bill Gates optou por usar a licença Creative Commons, que garante que o soft será gratuito e que poderá receber alterações de programadores de fora da Microsoft.
Para saber mais sobre o formato, visite a página de desenvolvedores da Microsoft (msdn.microsoft.com/xml/rss/ssefaq).
Entre os especialistas, a escolha do padrão RSS 2.0 como base para o novo formato foi criticada. Sites como o da revista "PCWorld" (www.pcworld.com) afirmam que a escolha mais lógica seria pelo padrão Atom, que, embora não seja tão popular quanto o RSS 2.0, tem as mesmas funcionalidades e pode evoluir mais.
O RSS 2.0 é mantido pela Universidade Harvard (EUA) e não deve mais ganhar atualizações. (COLABORAÇÃO PARA A FOLHA)


Texto Anterior: TV do futuro: China prepara estrutura para lançar TV digital
Próximo Texto: Videogames: Problemas marcam chegada do Xbox 360
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.