São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO

José Antonio Ramalho

Veja dicas para a criação de programas

"Gostaria de aprender a programar para fazer softs de todos os tipos, mas não sei por qual etapa devo começar."
(Israel Viana Junior)

Resposta - Embora a pergunta seja bastante genérica, posso adiantar algumas recomendações. Não existe uma linguagem de programação que seja usada para desenvolver programas de todos os tipos. Pelo menos, não com eficiência. Dependendo da finalidade do software, o programador deverá optar por uma linguagem que traga mais benefícios ao produto final e seja mais produtiva. Por exemplo: a linguagem C++ é muito boa para desenvolver jogos, mas pouco adequada para um sistema de contabilidade.
É preciso levar em conta com qual sistema operacional o software vai trabalhar e em qual tipo de equipamento ele será utilizado. A linguagem Java tem como característica principal o fato de ser independente de plataformas. Em teoria, um programa escrito com ela pode funcionar com Windows, com Linux ou com outros sistemas, sem mudança da programação -o que amplia o seu mercado potencial.
Existem várias linguagens voltadas para o Windows, mas boa parte das empresas está usando as do tipo .NET, da Microsoft.
Se você pretende desenvolver sites, eu recomendo o aprendizado de HTML, de JavaScript e de ASP.
O importante em sua formação é começar direito. Procure uma escola que, além da linguagem propriamente dita, ensine fundamentos como lógica de programação e de sistemas.


Texto Anterior: Nostalgia: Fã cria réplicas vestíveis de robôs gigantes dos anos 80
Próximo Texto: 110 sites selecionados: Diários de viagem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.