São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viajante cruzou os Andes com mountain bike

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ir de Porto Alegre a Montevidéu ou cruzar a cordilheira dos Andes sobre uma mountain bike são algumas das realizações do gaúcho Mozart Lauxen, que descreve suas aventuras no site Umas pedalada (geocities.com/umaspedalada). O biólogo, que trabalha como analista ambiental do Ibama em Imperatriz (MA), anda de bicicleta desde criança. "Mas foi só depois dos 20 anos que adquiri o hábito de passar as tardes dos fins de semana em longas pedaladas", conta. A primeira viagem não foi planejada. "Tinha terminado um namoro e queria ficar sozinho", conta. Hoje, não sairia de casa sem consultar a internet. "Sem planejamento, até uma saída curta pode virar uma tortura. Você não sabe onde vai conseguir comer ou dormir", diz. Além de sites dos jornais da região que pretende visitar, Lauxen pesquisa mapas em páginas como National Geographic Society (www.nationalgeographic.com) e Expedia (www.expedia.com). Para trilhas com GPS, ele recomenda o site de mapas digitais GPS Track Maker (www.gpstm.com/port/maps_port.htm). Lauxen sugere ainda consultar relatos de viagem. "São a melhor forma de conhecer a experiência dos outros." Conheça alguns dos sites recomendados pelo ciclista:

Clube de Cicloturismo - diários de ciclistas brasileiros: www.clubedecicloturismo.com.br
South America bycicle touring links - textos sobre viagens pela América do Sul: www.geocities.com/TheTropics/Island/6810
Travel to the horizon - site holandês com depoimentos de viajantes de todos os continentes: www.raph.nl
The Daily Grind - livro on-line sobre viagens de bicicleta: lutskybob.tripod.com/dailygrind


Texto Anterior: 110 sites selecionados: Diários de viagem
Próximo Texto: Quadlog
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.