São Paulo, quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

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Balanço do ano

Redes sociais, e-readers, Android e netbooks estão entre os destaques

Joana Coccarelli
Colagem mostra de maneira figurativa o excesso de informação disponível na internet

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O ano de 2009 ficou marcado pela disseminação de novas tecnologias e pela consolidação de outras que já vinham se mostrando ao consumidor. Da expansão das redes sociais aos leitores digitais de livros, passando pelos netbooks, os aficionados por essa área encontraram novas possibilidades que cada vez mais deixam o dia a dia com cara de futuro.
O Google deixou de ser apenas sinônimo de mecanismo de buscas para se consolidar como fornecedor de tecnologia. A empresa coordena o desenvolvimento do Android, sistema operacional em código aberto que tem ganhado espaço no mercado de smarphones.
Na área social, a empresa lançou o Wave, ferramenta cujo objetivo é conectar usuários em tempo real, facilitando a troca de textos e imagens, por exemplo. Com o Chrome, o Google ganhou espaço no mercado de navegadores, dominado pelo Internet Explorer. Para 2010, a empresa planeja o lançamento da versão OS.
O próprio Google oferece uma forma interessante de olhar o que aconteceu ao longo do ano, por meio do seu Zeitgeist (espírito do tempo, em tradução livre), que compila as buscas dos usuários ao redor do mundo e mostra quais foram os termos mais procurados. No Brasil, o Twitter aparece como termo emergente. Youtube, Hotmail e Orkut são outras buscas populares.
Nesta edição, confira alguns dos destaques do ano, veja o quanto de informação consumimos a cada dia, relembre quais foram os destaques nas avaliações do Teste USP e veja uma galeria com os games que conquistaram os jogadores.


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