São Paulo, quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usuário consome quantidade cada vez maior de informação

DA REPORTAGEM LOCAL

Seu computador tem um disco rígido de 160 Gbytes e você vive reclamando de falta de espaço? Imagine então que seu cérebro é um disco rígido e consome, diariamente, 34 Gbytes de informação.
Pois é essa a quantidade de dados que um usuário médio de internet processa a cada dia -a velocidade chega a 4,72 Mbps, o que significa que ele recebe dados em uma velocidade maior do que muitas conexões banda larga são capazes.
Os dados são da pesquisa do Global Information Industry Center, feita com usuários norte-americanos e conduzida por Roger E. Bohn e James E. Short, que chegaram às estatísticas analisando mais de 20 diferentes fontes de informação.
Em 2008, os norte-americanos consumiram informação por cerca de 1,3 trilhão de horas, o que dá uma média de 11,8 horas por dia. O consumo totalizou 3,6 zettabytes e 10.845 trilhões de palavras, correspondendo a 100.500 palavras e 34 Gbytes por pessoa por dia.
Espantou-se com o zettabyte? Os pesquisadores explicam que um zettabyte equivale a 1 bilhão de terabytes. Para ficar mais fácil, é possível fazer a seguinte analogia: se fossem transcritas todas as palavras que uma pessoa vê ou ouve em uma semana, o resultado seria um livro mais longo do que "Guerra e Paz", de Liev Tolstói.
E para quem pensa que a internet faz com que as pessoas leiam menos, ledo engano: hoje elas leem cerca de três vezes mais do que aquelas que foram alfabetizadas nos anos 1980 -graças a computadores em geral e à internet em particular.
A pesquisa mostra, ainda, que os videogames são responsáveis por 55% da informação consumida no ambiente doméstico, isso porque seus gráficos são bastante detalhados. As mídias tradicionais, como rádio e TV, ainda são responsáveis por 60% das horas totais que o usuário passa consumindo informação. Mas a internet consegue um impacto maior por ser interativa.
Ainda na seara dos números surpreendentes, o Online Education (www.onlineeducation.net/internet) publicou um gráfico sobre o quão grande é a internet. Para começar, afirma que cerca de 210 bilhões de e-mails são enviados a cada dia -o que torna a correspondência eletrônica diária maior que o envio de cartas de papel nos EUA ao longo de um ano.
Os celulares enviam globalmente a cada dia 43.339.547 Gbytes de dados. Isso seria suficiente para encher 1,7 milhão de discos de Blu-ray, 9,2 milhões de DVDs e 63,9 trilhões de disquetes.
Com as 3 milhões de imagens carregadas diariamente no Flickr, seria possível encher um álbum de 375 mil páginas. Por dia, 700 mil pessoas cadastram uma conta no Facebook -o número é equivalente à população da Guiana. Elas atualizam seus status 45 milhões de vezes por dia. No Twitter, fazem isso 5 milhões de vezes. Fosse a prática transcrita para o papel, seria possível preencher edições do "New York Times" por 19 anos. (DA)


Texto Anterior: Redes sociais e leitores digitais de livros conquistam consumidores
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.