São Paulo, quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

tec-tec-tec

Grupo usa aplicativos de iPhone para criar música experimental

AMANDA DEMETRIO
DA REPORTAGEM LOCAL

As respostas de Bjoern Eichstaedt, 35, sobre a orquestra alemã de iPhones demoraram para chegar, mas ele justificou: estava em um restaurante brasileiro, precisava responder mais tarde. Aproveitou para tentar alguma coisa por aqui: "acho Brasília um lugar perfeito para uma performance com iPhones". Ainda sem previsão de vinda ao Brasil, ele comemora o primeiro ano do projeto de música experimental que usa iPhones, que lidera ao lado de Nadia Zaboura. Leia entrevista exclusiva concedida à Folha (a íntegra está em www.folha.com.br/circuitointegrado).

 

FOLHA - Como surgiu a ideia da orquestra de iPhone?
BJOERN EICHSTAEDT
- O projeto alemão Zee (www.zeeing.de) começou comigo e com a Nadia em março de 2009 na feira internacional Cebit. Eu trabalho com música experimental há anos e sempre pensei que fazer música era poder carregar seus instrumentos por todos os lugares. Então, quando o iPhone e os aplicativos de fazer música foram lançados, pensei que essa poderia ser uma ferramenta perfeita para música. Isso foi no final de 2008, mas o momento perfeito para estrear foi na Cebit. As reações à nossa estreia -eramos só nós dois- foram bem positivas. Então, pensamos em uma espécie de orquestra de 12 pessoas acompanhadas por dois bateristas para a apresentação seguinte. Para formar o grupo, buscamos no Twitter pessoas com iPhones interessadas em música experimental. Achamos muitas!

FOLHA - Vocês programam as funções dos aparelhos?
EICHSTAEDT
- Nós não fazemos programação. Usamos várias aplicações que podem ser compradas na Apple AppStore. Para montar a música, usamos funções como a sensibilidade da tela, o microfone e até "balançamos" o iPhone.

FOLHA - Vocês ensaiam muito?
EICHSTAEDT
- Nós não ensaiamos, usamos a improvisação. Inventamos jeitos de dirigir a orquestra e, antes da apresentação, definimos apenas qual aplicativo será usado e quais sinais serão dados na comunicação entre os instrumentistas. O resto é livre e improvisado. O número de músicos varia entre seis e 12, e combinamos a orquestra com outros instrumentos. Veja alguns vídeos em www.zeeing.de/videos.

CRIANÇAS NA REDE
Os termos "porn" e "sex" (pornô e sexo, na tradução do inglês) ficaram entre os cinco mais pesquisados na internet por menores de 18 anos no ano de 2009, segundo a agência France-Presse. Os outros três termos mais pesquisados pelas crianças foram YouTube, Google e Facebook.

SÉRIE NA WEB
Episódios da série "The Beautiful Life", produzida pelo ator Ashton Kutcher, foram colocados na íntegra no canal youtube.com/user/TBL. A exibição da série foi cancelada na TV norte-americana.

IMPRESSIONANTE
O número de posts no microblog Twitter supera o da população mundial. Enquanto já foram postados mais de 7 bilhões de tweets (veja a contagem em popacular.com/gigatweet), a população mundial segue em 6,7 bilhões (acompanhe em bit.ly/censomundial).

COMO O ROBOCOP
A polícia de San Jose, na Califórnia (EUA), lançou um projeto piloto para equipar seus policias com câmeras montadas ao redor da cabeça, segundo o site Mercury News. A ideia é que os "robocops" gravem seus contatos com os civis. As câmeras serão acopladas a 18 oficiais inicialmente, e as imagens serão baixadas em uma central no final do dia.

Grandes lançam seus encurtadores

DA REPORTAGEM LOCAL

Grandes sites como Google, YouTube e Facebook perceberam a importância dos encurtadores de endereços de internet (URLs) -os endereços menores são usados para poupar espaço em posts ou tweets. Eles acabam de lançar seus serviços do tipo para concorrer com sites como o bit.ly.
O goo.gl, do Google, promete estabilidade, segurança e velocidade, mas ainda tem uso limitado aos produtos da empresa. A barra de ferramentas do Google, por exemplo, agora usa o goo.gl para compartilhar links.
O Fb.me, do Facebook, também começou com uso limitado. Segundo o blog Mashable, os links postados na rede social por meio do celular já são encurtados pelo serviço. O Fb.me também já funciona para páginas de usuário -algo como fb.me/nome.
Já o Youtube lançou o youtu.be, que irá encurtar apenas links para vídeos. Veja mais em youtube-global.blogspot.com. (AD)

1 milhão
de dólares é quanto uma pequena empresa de games ganha por mês somente em vendas de jogos para iPhone e iPod Touch, de acordo com informações do site de tecnologia News Factor

O SOM DA CIDADE
Tem curiosidade de saber como é estar em alguma cidade dos Estados Unidos? Em thesmalls.com/StreetSounds, você pode selecionar cidades e ouvir alguns sons gravados por pessoas do local.

CELULAR DO GOOGLE
Crescem os boatos em torno do Nexus One, o suposto celular do Google. Segundo o blog de tecnologia Engadget, o aparelho será dado a convidados em um primeiro momento. O aparelho deve funcionar com Android 2.1, trazer câmera de 5 Mpixels e tela de 3,7 polegadas, feita de Amoled, ainda de acordo com o blog.

SITE GRÁTIS
Se você quer ter um site, existem alguns servidores que oferecem o serviço de hospedagem sem cobrar taxas. O blog Espaço com Design montou uma lista de opções como o cjb.net e o 20m.com. Veja em bit.ly/hospgratis.

ORGANIZAÇÃO
Aproveite o fim do ano para organizar seus contatos no Gmail. O e-mail do Google ensina a acabar com contatos duplicados em um tutorial. Veja em bit.ly/contatosg.

Conheça programas que ajudam a fazer backup no seu computador

ALEXANDRE ORRICO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Fim de ano também é tempo de se organizar para os próximos doze meses. Para começar 2010 sem surpresas desagradáveis, como perda de dados importantes, existem várias opções que fazem backup das informações do seu computador.
O Cobian Backup (www.cobiansoft.com/cobianbackup.htm) é uma ótima opção de software gratuito.
Entre os tipos de backup disponíveis estão o completo, que é a cópia de todos os arquivos do computador, e o incremental -opção que varre o sistema em busca de modificações e regrava apenas o necessário.
Outra alternativa gratuita é o Mozy (mozy.com), programa associado a um serviço on-line que oferece 2 Gbytes de espaço.
Um dos pontos fortes do programa é a capacidade de detectar arquivos importantes para que você não estoure o limite de armazenamento do serviço.
Se gostar, pode migrar para a versão paga, que custa US$ 4,95 por mês e oferece espaço ilimitado.
Ambos os programas têm a função de agendamento -para que você possa realizar o backup quando não estiver usando o computador- e também a opção de criptografia, que aumenta a segurança dos dados.
Além dos serviços on-line, você pode usar o armazenamento externo para guardar seus arquivos. Leve em consideração o custo e a praticidade de acordo com a quantidade de informação.
Se você precisar de muito espaço, existem modelos de HD externos que disponibilizam até 1 Tbyte. Mas, se a ideia for apenas gravar arquivos mais importantes, um DVD ou até mesmo um pendrive são alternativas melhores.
Já a vantagem do método on-line é a possibilidade de acesso às informações de qualquer computador que esteja conectado à internet.
Por outro lado, seus dados ficam vulneráveis a ataques de cibercriminosos ou à instabilidade dos servidores do site. Por isso, é importante pesquisar antes de escolher.
Uma dica de site que oferece o serviço é o ADrive (www.adrive.com), que tem boas funcionalidades e 50Gbytes de espaço gratuito.

Texto Anterior: Mais novidade: Wave e Chrome impulsionam expansão do Google
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho:
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.