São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Tornar sistema seguro é o maior desafio

TENTATIVA Apesar dos novos recursos, como firewall e proteção contra spyware, Vista ainda padece com vulnerabilidades

DA REPORTAGEM LOCAL

Não há discussão. Mesmo o maior defensor da Microsoft, não poderá negar que o Windows é o sistema operacional menos seguro da atualidade.
Para mudar essa situação, o Vista adotou uma série de políticas para dificultar o trabalho dos softwares invasores e dos sites nocivos. Se isso vai adiantar algo? Mais uma vez, dependerá mais dos usuários do que do computador.
Em um passeio pela janela da Central de Segurança do Windows, é possível ver que o Vista está preparado para a guerra -apesar de não ter um antivírus integrado. O novo sistema já vem com um software de filtragem de dados (firewall) e com o Windows Defender, um programa contra spyware e códigos maliciosos que faz verificações automáticas agendadas.
Toda a tela escurece quando um programa vai ser instalado, e uma janela pede confirmação do usuário para efetuar as alterações.
Ao clicar no botão Detalhes, uma lista de informações sobre o software é mostrada. A intenção da Microsoft é impedir o funcionamento de programas nocivos que são instalados sem o conhecimento do usuário.
Outra mudança significativa é a possibilidade de criar contas de usuários com restrições personalizadas. Clicando com o botão direito do mouse sobre um arquivo, é possível restringir o acesso a ele.
Basta selecionar Propriedades, clicar sobre a aba Segurança e alterar as permissões do documento. Assim, apenas os usuários de contas autorizadas poderão editar ou ler seus arquivos. O dono do PC também poderá controlar quem pode ou não acessar sites, abrir jogos e instalar programas.
A idéia de ter um usuário administrador é tão antiga quanto o Unix, sistema operacional pioneiro dos 1970, mas funciona bem. No Mac OS X e no Linux, que usam essa estrutura hierárquica, os problemas de segurança são muito mais raros do que no Windows.

Segunda chance
Recuperar um arquivo infectado por vírus ou uma pasta apagada por acidente é simples. No Vista, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o item e escolher Restaurar versões anteriores. Uma janela será aberta e mostrará opções como copiar os arquivos em suas versões antigas ou restaurá-los.
Com o sistema de restauração também é possível fazer com que todas as configurações do PC voltem a ficar como estavam em uma determinada data.
O recurso está disponível no Windows desde a versão Me, mas, no Vista, os passos a serem seguidos estão mais claros. Além disso, o Vista traz um sistema de backup: se o bloqueio do firewall e do antivírus falhar e o pior acontecer, a recuperação será fácil.

Criptografia para poucos
A intenção foi boa, mas o BitLocker não vai, pelo menos em um primeiro momento, transformar a encriptação de dados em uma medida de segurança popular e acessível.
O sistema só está disponível na versão Ultimate do Vista e exige uma série de requisitos e de tarefas complicadas para o usuário convencional. A primeira exigência é criar uma partição no disco rígido, ou seja, dividir o disco rígido em duas ou mais partes. A outra exigência é ter uma memória independente do computador -pen drive ou chip TPM (Trusted Platform Module). (JB)


Texto Anterior: Nova geração tem Vista instalado
Próximo Texto: Remendo: Microsoft já estaria preparando pacote de correções para o Vista
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.