São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2004

Próximo Texto | Índice

O PASSADO NO PRESENTE

Rede funciona como acervo histórico e mantém vivas imagens de locais que foram alterados

Internauta faz viagem no tempo em fotos

Reprodução
Uma das fotos tiradas durante a construção do canal do Panamá, na página www.pancanal.com


FERNANDO BADÔ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os avanços da ciência ainda não possibilitam uma viagem no tempo, mas, graças à fotografia e à internet, é possível conferir imagens que fazem parte do passado.
Um exemplo recente é o cenário da cidade de Nova York com dois de seus principais símbolos: as torres do World Trade Center, destruídas em 11 de setembro de 2001. Várias fotos dos edifícios podem ser vistas em www.greatbuildings.com/buildings/World_Trade_Center.html. No lugar das torres, será erguido um memorial. Confira o projeto escolhido no endereço www.wtcsitememorial.org.
Para ver algumas fotos do outro símbolo de Nova York, a estátua da Liberdade, acesse o endereço memory.loc.gov/ammem/today/jun19.html.
A história de outra construção famosa dos EUA, a ponte Golden Gate de San Francisco, está em www.goldengatebridge.org.
Símbolo de um sistema político e econômico praticamente extinto, o Muro de Berlim separou a atual capital alemã em duas partes durante 28 anos. Em www.newseum.org/berlinwall, a história do muro está divida em capítulos, desde a rendição nazista na Segunda Guerra Mundial. O site www.wall-berlin.org também traz a cronologia, mas oferece fotos mais instigantes.
Por falar em muro, os endereços take-a-pen.org e news.bbc.co.uk/1/hi/in_depth/photo_gallery/3108635.stm trazem imagens da construção da barreira erguida por Israel para fechar a fronteira com a Cisjordânia.
A internet, porém, não traz apenas fotos da história de obras que dividiram o mundo mas também de obras que o uniram. É o caso do canal do Panamá, que abre caminho entre os oceanos Atlântico e Pacífico, cujas fotos da construção estão em www.pancanal. com. O site mostra também o funcionamento do canal.
A história do canal de Suez, que corta o Egito, unindo os mares Mediterrâneo e Vermelho, está em www.suezcanal.com/s/egypt/notes.html.
Quer conhecer detalhes da charmosa torre Eiffel, em Paris? Então acesse o site www.tour-eiffel.fr, com versões em inglês e francês. Há imagens do passado e o histórico da construção.
No site oficial do estádio de Wembley (www.wembleystadium.com), em Londres, que foi chamado por Pelé de o "templo do futebol", o internauta pode conferir as fotos antigas e atuais do local, que passou por uma grande reforma.
Destruídas pelos dois únicos ataques com armas nucleares da história da humanidade, as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki se tornaram belas cidades, como mostram os sites www.nvccom.co.jp/abomb/indexe.html e www1.city.nagasaki.nagasaki.jp/kokusai/index_e.html.
Para ver imagens da destruição causada em ambas as cidades após o ataque, acesse www.exploratorium.edu/nagasaki/mainn.html e www.csi.ad.jp/ABOMB. Esse último divide em 22 itens a cronologia e as imagens do que aconteceu em Hiroshima após a explosão.
Você sabe porque a torre de Pisa é torta? A página www.endex.com/gf/buildings/ltpisa/ltphistory.html traz essa resposta em inglês. Nessa página, o internauta também encontra fotos e desenhos da torre feitos em diferentes épocas.
Se você não fala inglês, veja o porquê da inclinação da torre em super.abril.com.br/mundoestranho/edicoes/3/
curiosidades/conteudo_mundo_30867.shtml
.


Próximo Texto: Sites mostram momentos da nossa história
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.