São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O PASSADO NO PRESENTE

Sites mostram belezas extintas, antigo visual de ruas e construção de monumentos nacionais

Confira mudanças em cenários do Brasil

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Vários cenários brasileiros também apresentaram mudanças nas últimas décadas.
Por exemplo: quantos paulistanos se lembram de como era a avenida São João antes de o elevado Costa e Silva, o popular Minhocão, ser construído, há pouco mais de 30 anos?
Quem não lembra ou não era nascido pode ver imagens de diferentes épocas em sites como www.fotosite.com.br/noticias_interna.php?id=2289 e www.sampa.art.br/SAOPAULO/%EDndice.htm.
Em www.geocities.com/MotorCity/Track/4509/sptrans.html, há galerias de fotos do passado das principais ruas e avenidas da cidade.
Em www.tratamentodeagua.com.br/tiete/vidatiete.htm, veja imagem do rio Tietê limpo.
Outras imagens da São Paulo de antigamente podem ser vistas nos endereços www.dicionarioderuas.com.br/galeria.html e no Almanaque da Folha Online, em www1.folha.uol.com.br/folha/almanaque.
Quem não pôde conferir a beleza das extintas cataratas de Sete Quedas pode ver imagens e o histórico em www.rankbrasil.com.br/estados/pr/setequedas e viseuf.tripod.com/he7.html.
Para quem não sabe, as quedas d"água foram submersas pela represa da usina hidrelétrica de Itaipu. Para ver fotos e ler sobre a usina, acesse www.itaipu.gov.br ou ce.eng.usf.edu/pharos/wonders/Modern/itaipu.html (página em inglês).
Veja imagens da construção e da reforma do Cristo Redentor na página oficial da estátua (www.corcovado.org.br) ou nos sites super.abril.com.br/mundoestranho/edicoes/8/artes_ cultura/conteudo_mundo_ 30818.shtml, www.starnews 2001.com.br/cristo.html ou www.tribunademinas.com.br/museu/tp140.htm.
A ponte Rio-Niterói, inaugurada há 30 anos, mudou o cenário da baía da Guanabara. Na rede, há poucas fotos do local antes da construção da ponte -algumas podem ser vistas em www.nitideal.com.br/galeria/fotos-antigas.htm, mas não chegam a ser empolgantes. O histórico da ponte pode ser visto no site oficial (www.ponte.com.br) ou em estradas.com.br/histrod_ponte rioniteroi.htm. (FERNANDO BADÔ)


Texto Anterior: Páginas oferecem vídeos históricos
Próximo Texto: Rede recupera frases ditas em outras épocas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.