São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2010

Próximo Texto | Índice

tec-tec-tec

Em peça "Pernas pro Ar", Cláudia Raia divide atenção do público com projeções volumétricas

AMANDA DEMETRIO
DA REPORTAGEM LOCAL

A tecnologia está a serviço da dramaturgia no espetáculo "Pernas pro Ar" (www.pernasproar.com.br), protagonizado por Cláudia Raia, que interpreta uma dona de casa às voltas com seus devaneios. Ela interage com um tipo específico de imagem projetada, a projeção volumétrica, que dá a impressão de 3D.
"É muito louco. O que você vê em cena não é o que o público está vendo", diz a atriz, comentando a experiência de atuar com as projeções.
"Foi desenvolvido um esquema digital. Fizemos um trabalho junto com a cenografia para inserir imagens e vídeos relacionados com a peça", diz Alberto Colares, diretor da Coddart, empresa responsável pela parte tecnológica.
Colares conta que a projeção volumétrica foi usada para mapear o espaço dentro da caixa na qual o espetáculo é apresentado. "Foi preciso mapear tudo, inclusive objetos, de uma forma que as projeções pudessem ficar ajustadas à cena," diz o diretor. "Tentamos "ensinar" a máquina a perceber o que é o bailarino para que pudessem ser projetadas imagens neles e ao seu redor."
No palco, quem guia os projetores são sensores que podem ser acionados por meio de uma marcação no corpo, por som, por temperatura ou pela voz -o que também exigiu de Raia um treinamento especial.
A atriz explica as dificuldades de trazer a tecnologia aos palcos brasileiros: "Tudo é muito novo". A projeção é feita em alta definição, por isso seriam necessárias imagens em tais condições: "Tivemos que procurar as imagens em alta definição fora do país e foi um "perrengue" achar as certas."
O "Pernas pro Ar" acabou de deixar Minas Gerais e segue para Belém e Manaus em abril.

20
toneladas de material são usadas no espetáculo; o que inclui nove projetores e doze computadores operando a serviço da dramaturgia, segundo Raia, que vive Helô no musical dirigido por Cacá Carvalho

PEÇA DE ARTE : MUSEU DE ARTE MODERNA DE NY COMPRA A ARROBA
O Museu de Arte Moderna de Nova York adquiriu o caractere @, de maneira simbólica, e irá exibir interpretações do @ em diversas fontes, segundo o blog de tecnologia Mashable. A decisão foi feita pela proeminência do símbolo na era da internet. Segundo o Mashable, o @ tem centenas de anos, mas até o final do século XX não tinha uso além de circuitos restritos como livros de contabilidade.

COMPARTILHAMENTO
O blog Lifehacker.com reuniu o que considera serem os cinco melhores sites para compartilhamento de arquivos pela rede. São eles: drop.io, mediafire.com, dropbox.com,rapidshare.com e megaupload.com.

INSTALAÇÃO
O ZeuAPP (blog.zeusoft.net/zeuapp) traz 82 programas freeware ou de código aberto, divididos em categorias, para instalação no PC.

PRIVACIDADE
O site da "PC World" reuniu seis dicas para melhorar a sua privacidade no Facebook. Entre elas está excluir o nome do meio, se você usa seu nome completo na rede. Veja mais em bit.ly/facebooksegur.

NA NOITE
O observatório da Nasa (bit.ly/observatorionasa) disponibiliza uma série de fotos tiradas da Terra a partir do espaço. Destaque para a imagem tirada da cidade de São Paulo durante a noite. Veja em bit.ly/saopaulonoite.

BRINCADEIRAS
O blog Mashable reuniu brincadeiras feitas no Chatroulette em bit.ly/chatjokes.

ACUSAÇÃO 1
O Facebook foi apontado como um dos fatores relacionados ao aumento da sífilis no Reino Unido na última semana, segundo o "Daily Telegraph". Especialistas disseram que o site dá às pessoas chance de conhecer "parceiros múltiplos para sexo casual". O Facebook diz ter considerado a hipótese "ridícula", mas não é a primeira vez que o site é colocado como um fator que aumenta problemas da sociedade.

ACUSAÇÃO 2
Desde sua criação, o site já foi acusado por especialistas de diversas àreas. Ele foi citado como um fator que aumenta a ocorrência de divórcios, por exemplo. Segundo estudo publicado no site Metro.co.uk, a rede é citada em uma em cada cinco petições de divórcio submetidas on-line. O site também já foi acusado de aumentar a probabilidade de meninas adolescentes apresentarem ansiedade e depressão.

AVATAR ROBÓTICO
Divulgação
Mebot, robô que permite presença remota em lugares; ele foi projetado para comunicar a parte não verbal da conversa, como movimentos de cabeça e mãos; veja mais em bit.ly/mebot

RIVAIS CONVERSAM EM CAFÉ
Reprodução
Steve Jobs, o executivo-chefe da Apple, e Eric Schmidt, o executivo-chefe do Google, foram flagrados enquanto conversavam em um café na Califórnia, segundo o blog de tecnologia Gizmodo. A fonte do blog diz ter ouvido apenas duas frases: "Eles vão ver tudo eventualmente, então quem se importa com como eles conseguem isso" e "Vamos discutir isso em algum lugar mais privado". Uma multidão começou a se formar ao redor da dupla. Os fãs das empresas já começaram a tentar entender o que a linguagem corporal dos dois queria dizer na foto. Segundo o Gizmodo, Schmidt estava quieto e Jobs falava muito.


Próximo Texto: Eventos on-line: Acontece na internet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.