São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esquenta a batalha para suceder o 3G

DA REPORTAGEM LOCAL

A CTIA foi marcada pelo acirramento da disputa entre as tecnologias que pretendem suceder o 3G, padrão de conexão móvel de alta velocidade.
A operadora americana Sprint e a fabricante taiwanesa HTC apresentaram o Evo 4G, primeiro aparelho capaz de se conectar às redes de alta velocidade do padrão WiMax.
Segundo a operadora, o WiMax chega a superar em até dez vezes a velocidade do 3G. A velocidade de download, de cerca de 600 Kbps no 3G, pode chegar a 6 Mbps -o tempo de download de uma música de 5 Mbytes, por exemplo, cairia de cerca de um minuto para aproximadamente seis segundos.
O WiMax chega hoje a 34 milhões de americanos, número que deve subir para 120 milhões até o fim do ano, de acordo com os planos da Clearwire, parceira da Sprint.
Apesar da adoção do WiMax, o executivo-chefe da Sprint, Dan Hesse, afirmou na CTIA que a tecnologia concorrente, o LTE (Long Term Evolution), provavelmente será a maior dos padrões de 4G.
Segundo o "Wall Street Journal", a Verizon pretende lançar sua rede LTE até o fim do ano em 25 mercados dos EUA, cobrindo 100 milhões de pessoas. Aparelhos compatíveis, porém, só chegarão em meados de 2011. (RC)


Texto Anterior: Tendências: Celulares grandes e velozes se destacam
Próximo Texto: Demo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.