São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

guia da impressora

Aparelhos trazem tendência verde

Fabricantes falam em reduzir consumo de energia, tinta e papel

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As impressoras são alguns dos equipamentos que mais causam preocupação entre aqueles que defendem o ambiente. Por isso, os fabricantes são rápidos em adotar o discurso verde quando questionados sobre o futuro das impressoras.
Produtos feitos com material reciclado e funções que economizam papel, tinta e energia estão entre os elementos citados pelas fabricantes quando apontam as principais tendências no mercado.
"O mundo vive hoje também o dilema de um gerenciamento mais eficiente de recursos energéticos e essa é outra oportunidade para a impressão que pode trazer eficiência e sustentabilidade", diz Edissa Furlan, gerente de marketing e comunicação do grupo de imagem e impressão da HP Brasil.

Reciclagem e economia
A empresa diz que os modelos Deskjet 1660 e Deskjet F4480 são produzidos respectivamente com 25% e 50% de plástico reciclado.
A Lexmark fala do Modo Eco, um botão em suas impressoras que, segundo a empresa, reduz o consumo de energia e papel.
Entre os fabricantes de equipamentos a laser, como Xerox e Konica, a impressão com cera é vista como o caminho para o futuro verde, por economizar papel e energia.

Outras experiências
Fabricantes menos conhecidos também investem em tecnologias ecologicamente corretas. A empresa americana Zink, por exemplo, desenvolveu impressoras que trabalham sem tinta. A tecnologia usa um papel especial que tem cristais coloridos que reagem ao calor.
Já a SoyPrint desenvolveu toners para impressoras a laser feitos com grãos de soja. Segundo a empresa, os toners são compatíveis com a maioria dos equipamentos disponíveis no mercado. Veja mais informações sobre eles em www.soyprint.net.
(BRUNO ROMANI)


Texto Anterior: Guia da impressora: Equipamentos fotográficos são portáteis
Próximo Texto: Wi-Fi é destaque em novos aparelhos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.