São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

teste USP

Computador de mesa inclui óculos 3D

ESPECIAL PARA JOGOS Desktop Infoway ST 4261 + 3D, da Itautec, é equipado com a nova tecnologia Nvidia 3D Vision




PATRICK Y. SHINZATO
MAURÍCIO A. DIAS
LEANDRO C. FERNANDES
DENIS F. WOLF

ESPECIAL PARA A FOLHA

Nesta edição, avaliamos um novo modelo desktop da Itautec, o Infoway ST 4261 + 3D, equipado com a nova tecnologia Nvidia 3D Vision.
A máquina vem com um processador Intel Core 2 Duo E7600 de 3,06 GHz, 4 Gbytes de memória RAM, 320 Gbytes de disco rígido e placa de vídeo Nvidia GeForce GTS 250 com 1 Gbyte de memória dedicada, o que lhe permite rodar o Windows Vista Home Premium, que, entretanto, devido ao lançamento do Windows 7, vem caindo em desuso. Embora essa versão do Vista exija bastante do hardware, as configurações do computador mantêm o seu bom desempenho.
Segundo a Nvidia, para que um computador possa usar esse tipo de tecnologia, é necessário que tenha o kit 3D Nvidia, um monitor com taxa de atualização de 120 Hz e uma placa gráfica com suporte para 3D. O equipamento avaliado já veio acompanhado do Kit 3D e de um monitor Samsung SyncMaster 2233 de 120 Hz.
O kit é composto por um par de óculos 3D sem fio, um emissor infravermelho para a troca de dados entre o PC e os óculos, dois cabos USB, um cabo de vídeo DVI-HDMI, um cabo Vesa de três pinos estéreo para conexão com televisores HDTV e DVD-roms contendo os drivers, programas de instalação, vídeos e imagens de demonstração, tudo isso acompanhado dos manuais (em inglês).
Para maior conforto do usuário, os óculos permitem ajuste sobre o nariz por meio da escolha de uma das três peças de borracha de silicone, cada qual com diferentes curvaturas, adaptáveis aos variados formatos de nariz. O bonito design da peça também deve agradar ao usuário.
A técnica empregada para produzir o efeito 3D é a estereoscopia, que consiste em criar uma ilusão de profundidade utilizando duas imagens 2D. Cada uma dessas imagens é apresentada a apenas um dos olhos, sendo sobreposta pelo córtex visual quando este interpreta a imagem captada pelos olhos. É importante ressaltar que as imagens correspondem a duas perspectivas diferentes do mesmo objeto ou cena, em que o desvio mínimo é exatamente igual ao que ocorre com os olhos na visão binocular.
O software Nvidia Control Panel, que controla as configurações do 3D na máquina, tem opções que devem ser testadas e ajustadas de forma a adequar a visualização ao usuário.


Texto Anterior: Economia: Software ajuda no controle de custos
Próximo Texto: Noção de profundidade do 3D proporciona mais realismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.