São Paulo, Quarta-feira, 31 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DARKNET

Cemitérios na rede são tributos on line

da Reportagem Local

Conviver com a morte sempre é difícil, mas a Internet pode ajudar.
A rede possui sites para enterros virtuais, memoriais e conselhos para conviver com o luto.
Muitas pessoas hoje usam cemitérios virtuais, onde se pode fazer tributos on line para amigos, ídolos ou parentes. Nesses sites, a pessoa coloca os dados do morto em um formulário com nome e texto de homenagem. Algumas dessas páginas aceitam a inclusão de fotos no memorial.
Cemitérios virtuais são encontrados para diversas religiões e etnias. No site Virtual Memorials (www.virtualburial.com) é possível pesquisar diferentes cemitérios on line. Outra opção é o site da Wulkan Memorials, tradicional fábrica de lápides dos EUA, que agora também faz memoriais na Web em www.wulkan.net.
O interesse artístico e turístico por cemitérios também existe. O cemitério Forest Lawn em Buffalo, EUA, fundado no século 19, mantém um site em www.forest-lawn.com para atrair turistas para visitações. Fotos do mais famoso cemitério do mundo, o Père Lachaise, em Paris, podem ser vistas no Death's Garden (www.primenet.com/doben/Death), que também tem imagens do cemitério Evergreen, na Califórnia.
Um site bizarro é o Master's Garden (www.coryz.com.mx/garden/index.html), com fotos de túmulos artísticos. As imagens podem ser usadas como inspiração para outras sepulturas. Em TombTown (www.tombtown.com), há tributos para personalidades do cinema e da história, como Joana D'Arc, Walt Disney e até o Gato Félix.
A Internet é útil também na recuperação das pessoas em luto: para quem teve de encarar uma perda traumática, como mortes de crianças ou de pessoas próximas em atos de violência, há ajuda on line.

Aconselhamentos
Sites como o Sids Network (http://sids-network.org) dão amparo a mães que perderam filhos ainda bebês. Crianças que acessem a rede e tenham perdido alguém querido encontram ajuda, em inglês, na página KidsAid, da GriefNet (http://griefnet.org/KIDSAID).
Para conselhos em geral, um serviço precioso de ajuda a pessoas em luto é fornecido pela NFDA (www.nfda.org), a associação de agências funerárias dos EUA: o site indica como fazer a recuperação emocional dos outros e de si próprio após o trauma de uma morte.
No Brasil, a página do Instituto de Psicologia Quatro Estações (www.4estacoes.com) oferece ajuda em português.
Outros recursos possíveis são webrings (grupos de sites interligados na Internet sobre um tema específico), salas de bate-papo e fóruns de discussão.
O webring Mourning Light Grief Support (www.erichad.com/mlring.htm) tem diversos sites sobre luto.
No fórum Grief, Loss & Recovery (www.insidetheweb.com/messageboard/mbs.cgi/mb23158), os participantes expõem suas experiências de perda em busca de alívio. A sala de bate-papo da página de socorro no luto www.death-dying.com permite que o usuário converse com pessoas que estão passando pela mesma dor que ele. (GC)



Texto Anterior: Página tem cartão-postal e rádio virtual
Próximo Texto: Eutanásia vira polêmica on line
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.