São Paulo, quarta-feira, 31 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOFTWARE

Governo chinês quer alternativa ao Windows

DA REDAÇÃO

De acordo com um jornal chinês, o governo daquele país planeja criar um sistema operacional concorrente do Windows, da Microsoft. Especialistas acreditam que o sistema poderia ser criado a partir de programas já disponíveis gratuitamente na internet.
O Diário do Povo, que é ligado ao governo chinês, reportou que um grupo de 18 empresas e universidades chinesas começaram a trabalhar no projeto. Segundo a publicação, o sistema imitará o Windows 98 e será compatível com os programas do Office (Word, Excel, PowerPoint etc.).
Segundo o texto, os criadores do programa desejam enfraquecer o domínio da Microsoft no mercado chinês. A reportagem enfatiza: "O monopólio dos programas de escritório será rompido".
Uma versão de testes, que se chama Yangfan, supostamente já estaria em uso em algumas repartições públicas da China.

Linux
Segundo a empresa de análises IDC, o sistema operacional chinês poderá ser baseado no Linux. O Linux funciona no mesmo hardware que o Windows e oferece funções similares. Já existe uma versão chinesa para o Linux: a Red Flag (www.redflag-linux.com/eindex.html).
O programa Wine, que permite instalar programas do Windows no Linux, poderia ser empregado pelo governo chinês.
Segundo especialistas, criar uma cópia exata do Windows 98 seria demorado, complexo, custoso e cheio de problemas legais. Mesmo se os programadores conseguissem fazer um clone a partir do zero, não conseguiriam saber ao certo quais programas funcionariam no sistema. Isso ocorre porque a Microsoft não publica abertamente todas as características internas do Windows.
Tim Harris, que é especialista em sistemas operacionais na Universidade de Cambridge, acredita que replicar um sistema inteiro seria muito difícil. "Chegar a algo que fosse estável e confiável o bastante para os usuários seria uma tarefa gigantesca", diz.

Apple
A fabricante dos computadores Macintosh anunciou um acordo com a Sun Microsystems para desenvolver uma versão do pacote de programas StarOffice, da Sun, para o sistema operacional Mac OS X. O produto competirá com o Office v.X, da Microsoft, que vendeu 300 mil unidades -450 mil a menos do que o esperado pela empresa. O lançamento comercial do StarOffice para OS X só deverá ocorrer em 2003.



Texto Anterior: Hugo
Próximo Texto: Gates admite atraso do .Net
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.