São Paulo, quarta-feira, 31 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede ensina a instalar Mac OS no PC

DA REPORTAGEM LOCAL

Assim que a Apple anunciou sua mudança para os processadores Intel, milhares de internautas começaram a tentar fazer o impossível: instalar o sistema operacional Mac OS X num PC comum. Esse feito, que pode abalar a hegemonia da Microsoft no mercado de sistemas operacionais, foi conseguido em pouco tempo -menos de dois meses após a liberação do OS X adaptado, já circulavam na internet cópias modificadas para permitir a instalação em qualquer micro não-Apple.
Isso causou furor entre muitos usuários de Windows, que correram para experimentar o programa em suas máquinas, e também levou fãs de Mac a criar sites como o www.osx86project.org. Nele, eles discutem a instalação e até indicam qual o melhor hardware para rodar o sistema da Apple -chip Pentium 4 e placa de vídeo on-board da Intel, ambos com características que supostamente aceleram a performance do OS X. Essa página fala, até, num projeto para adaptar ao OS X os programas do Windows.
A compatibilidade do sistema modificado é uma incógnita, ou seja, ele provavelmente não aceita todos os programas para OS X tradicional. A velocidade também varia: alguns relatos dizem que o sistema operacional fica muito rápido, mais veloz do que nas máquinas da própria Apple. Em outros casos, com outro método de instalação, ele fica lento, inadequado para o uso no dia-a-dia.
Seja como for, trata-se de uma cópia ilegal. Oficialmente, a Apple diz que não vai lançar seu sistema numa versão para PCs comuns, ou seja, ele continuaria exclusivo da plataforma Macintosh. Procurada pela reportagem, a empresa não se manifestou sobre as cópias modificadas do OS X.
O OS X atrai muito a atenção de quem usa Windows porque tem uma interface gráfica bem mais bonita e mais segurança. Sua instalação num PC sempre foi impossível porque apenas os processadores PowerPC (G3, G4, G5), conseguiam "entender" a linguagem de programação usada no OS X. Como vai mudar para os chips Intel, a Apple teve que converter seu software para a linguagem desses processadores, a x86 -também usada pela AMD. Isso facilitou o trabalho dos hackers. (BG)


Texto Anterior: Software: Sistema Zeta é opção ao Windows e ao Linux
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Procedimento pode recuperar estado do micro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.