São Paulo, quarta-feira, 31 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa testa padrão WiMAX em São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

A operadora TVA (www.tva.com.br) fechou acordo com a Intel para testar, em São Paulo, o acesso à internet via tecnologia WiMAX. A WiMAX é como a Wi-Fi: é preciso instalar uma antena no computador ou no laptop. Existe, porém, uma diferença: enquanto as conexões Wi-Fi têm alcance restrito, na prática dificilmente superior a 50 metros, cada transmissor WiMAX pode cobrir até 50 km. Por isso, o WiMAX concorre com as redes de telefonia celular 3G.
A TVA vai testar os transmissores WiMAX na sua rede MMDS-DOCSYS, que é um serviço de internet sem fio com apenas 7.000 assinantes. Segundo a empresa, que diz investir US$ 10 milhões no projeto, o kit com modem e antena WiMAX deverá custar no máximo US$ 100 para os usuários quando o serviço for lançado comercialmente.
A TVA promete vários planos de acesso, com velocidade de até 2 a 3 Mbps por usuário. Segundo a empresa, o serviço WiMAX não custará mais caro que a banda larga com fio. Inicialmente, a conexão não funcionará em movimento (dentro de um carro, por exemplo), mas a TVA pretende incluir aparelhos do padrão WiMAX móvel nos testes assim que os primeiros protótipos chegarem ao mercado. (BG)


Texto Anterior: Comunicação: Celular 3G promete conexão ultra-rápida
Próximo Texto: Evento apresenta integração entre telefonias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.