São Paulo, quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

software

Videospin é editor gratuito competente

BÁSICO > Programa da Pinnacle tem bons e variados efeitos sonoros, mas transições entre as cenas não passam do clichê

DA REPORTAGEM LOCAL

Gratuito, o Videospin resolve os problemas de quem quer editar um vídeo de forma rápida sem abrir mão de efeitos sonoros e visuais, ainda que simples (mas divertidos). O programa também trabalha muito bem com fotos.
Um tutorial, escancarado no meio da tela do Videospin, é útil no começo, mas básico. Ensina como abrir os arquivos que você pretende utilizar, para onde arrastá-los de acordo com o tipo de mídia, a função de cada trilha na linha de tempo do filme e como finalizar o projeto.
Apesar do programa ter versão em português, o passo-a-passo é em inglês. Um destaque do Videospin é a quantidade de efeitos sonoros já embutidos; a lista de animais, por exemplo, tem 17 sons diferentes.
As transições -efeitos que mediam a passagem de uma cena a uma outra- também são variadas, mas clichês.

Sem YouTube
O programa alardeia enviar diretamente para depósitos de vídeos on-line os filmes criados, porém, por enquanto, apenas a opção do Yahoo! Videos está disponível.
Quem nunca experimentou um programa de edição de vídeos deve se familiarizar rapidamente com esse software da Pinnacle. Ele é compatível com Windows Vista e XP. Para este último, o mínimo de memória pedido é 512 Mbytes, e o recomendado é 1 Gbyte.
Além disso, é preciso uma placa gráfica de 64 Mbytes no mínimo e 150 Mbytes de espaço no disco.
Para instalá-lo, é necessário baixar um primeiro arquivo (www.videospin.com) pequeno. Após executá-lo, o computador deve estar conectado à internet para mais downloads. Se seu firewall estiver ligado, prepare-se para ficar em frente à máquina permitindo os acessos necessários à rede. (GVB)


Texto Anterior: Bots tentam roubar dados do usuário
Próximo Texto: Elements 4.0 possui ótimos efeitos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.