Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba usar os programas de navegação na Web

Os programas de navegação (browsers) mais conhecidos são o "Internet Explorer", da Microsoft, e o "Netscape". Os dois têm características muito semelhantes. Ambos vêm equipados com programas de correio eletrônico.
Uma dica para os marinheiros de primeira viagem é explorar a página com o mouse. Ao passar por certas imagens, o cursor vai se transformar em uma mãozinha. Estas imagens têm links para outras páginas.
O nome do site aparece no campo "Endereço" (1). No lado direito, existe uma barra de rolagem. Use-a para ver todo o conteúdo da página. Para retornar, clique em "Para trás", no "Navigator" ou na flecha que indica retorno, no "Explorer" (2).
A figura de uma casa em ambos os navegadores indica que o usuário pode retornar à página de abertura. (3)
Quem acessa uma página e quer acompanhar eventuais modificações deve clicar em "Recarregar" ("Reload"). (4)
Ao acessar um endereço na Internet, o programa mostra a evolução da abertura da página na barra de status e de progresso. Ela indica quando o servidor -onde a página está guardada- foi contactado e a porcentagem da página que já foi transferida. (5) Se você clicar no botão "Parar", interrompe o carregamento da página. (6) Em "Histórico", o usuário recupera as últimas páginas visitadas. (7)
Uma dica para quem está começando é guardar os endereços preferidos como numa agenda. As opções "Favoritos" ("Bookmarks") permitem organizar endereços em pastas nomeadas por assunto. (8) Para guardar um endereço, clique em "Favorito/Bookmark" e "Adicionar". (9)
Nem sempre a versão do programa de navegação fornecida pelo provedor é a mais recente. Para atualizá-la, aprenda a fazer download (pág. 16) e visite os sites da Netscape (www.netscape.com) e da Microsoft (www.microsoft.com). Você pode também copiar o programa de sites como o Tucows (tucows.uol.com.br) e o Shareware.com (www.shareware.com).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.