Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Previna-se contra os perigos da Internet

Existem algumas precauções de segurança que o usuário de computador deve tomar normalmente, e alguns cuidados extras que devem ser tomados por quem usa a Internet.
Os computadores diretamente ligados à rede estão mais ameaçados por ataques de hackers -piratas de computador- que o do usuário comum, conectado por linha telefônica.
Existem, porém, algumas dicas e cuidados que podem ser tomados para dificultar o contágio por vírus. A primeira dica é manter um antivírus atualizado no micro para filtrar as informações recebidas da rede.
É importante manter o programa sempre carregado na memória para checar intrusos. Alguns antivírus, como o "Norton" e o "Viruscan", avisam o usuário de que há no site do fabricante uma versão mais atualizada do software para transferir. Versões gratuitas desses programas podem ser transferidas diretamente do site.
De nada adianta ter um antivírus desatualizado para fazer uma checagem uma vez por mês, quando já pode ser tarde demais. Os piores vírus agem em minutos e destroem quase tudo o que encontram pela frente.
Outra dica é tomar cuidado com os e-mails que trazem arquivos anexados ou uma inocente animaçãozinha de tela. Se não souber quem os enviou, é melhor segurar a curiosidade e mandar os arquivos direto para a lixeira.
Existem softwares que evitam o acesso de crianças a material impróprio. Para saber mais sobre eles, consulte a página 63. Se você receber correntes de e-mail, não as passe adiante. Por mais humanitárias que pareçam, as correntes são na melhor das hipótese inúteis, e na pior, fraudes (um exemplo é uma que circulou no começo de 98 no Brasil, sobre uma menina com câncer no hospital Einstein). Outras fraudes fáceis de identificar: esquemas de pirâmides e mensagens alarmistas sobre vírus de e-mail. Para saber mais sobre fraudes que aparecem na Internet, consulte o Internet Scambusters (www.scambusters.com).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.