Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bate-papo reúne usuários do mundo inteiro

As salas de bate-papo na Internet (ou "chat", em inglês) são muito utilizadas para "conversas" simultâneas entre várias pessoas, no mundo inteiro. Participar de uma "sala" de bate-papo não é nada complicado. Na maioria dos casos, o usuário precisa ter apenas um programa de navegação instalado no computador, como o "Internet Explorer" e o "Netscape Communicator". A partir do programa, é possível acessar sites que oferecem bate-papo. Uma vez no bate-papo, os usuários começam a teclar suas mensagens e a ler a dos outros. Além de escolher o destinatário de cada mensagem (todos que estão na sala ou um em particular), é possível "falar baixinho", "gritar", "flertar" com quem você escolher. Alguns sistemas mais sofisticados só funcionam com um programa que pode ser copiado de algum site na própria rede. Nesse caso, as conversas chegam a ser ilustradas e animadas, como acontece no "The Palace" (www.thepalace.com). O "ICQ" é um dos programas mais incrementados e um dos mais utilizados. O diferencial é que ele permite localizar pessoas que estejam navegando na Internet ao mesmo tempo que você. Este programa avisa você cada vez que um amigo seu se conecta à Internet. Na página da empresa (www.mirabilis.com) é possível copiá-lo de graça. O programa de bate-papo mais antigo é o IRC. Para acessá-lo, é necessário um programa especial gratuito, como o mIRC (que pode ser encontrado em arquivos como o Tucows - tucows.uol.com.br). O IRC tem a vantagem de ser bem mais rápido que os bate-papos na Web, mas é um pouco mais complicado de usar. Existem várias redes de IRC na Internet, algumas delas brasileiras.
Os frequentadores das salas de bate-papo costumam respeitar algumas regras de "netiqueta": ser conciso; não utilizar acentos ou "ç" (as palavras podem chegar truncadas); não escrever em letras maiúsculas (dão a impressão que o usuário está gritando); tomar cuidado com a ironia Äporque quem recebe a mensagem pode acabar levando brincadeiras a sério. Para diminuir riscos de ter problemas desse tipo, foram criados os "emoticons" (veja quadro acima), misturas de símbolos e números que ajudam os usuários a expressar suas emoções na rede.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.