São Paulo, segunda, 1 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Fiquei desolado por perder tudo"

da Reportagem Local

Que tal ver seu time perder na final do campeonato, com um gol de mão no último minuto de jogo? Foi esta a sensação do economista aposentado Benjamin Bueno, residente em São José dos Campos (interior de São Paulo), quando o fundo Boavista Derivativos 60 ficou com patrimônio líquido negativo.
"Eu ia sacar todo o dinheiro do fundo no final de janeiro para iniciar a construção de uma casa", explica Bueno.
"Fiquei desolado por perder tudo pouco antes de sair do fundo e revoltado pela forma como as coisas aconteceram."
A revolta de Bueno encontra os mesmos argumentos dos outros investidores do Boavista: o folheto do banco classificava o fundo Boavista Derivativos 60 como moderado.
"O pessoal da agência mostrava folhetos em que a carteira do fundo era composta por ações e CDBs (Certificado de Depósito Bancário), que não viram pó de uma hora para outra", explica.
"Nunca vi o regulamento do fundo, acreditava na transparência da instituição e na competência dos gestores. Mas só agora eu descobri que eu estava numa loteria e não sabia", diz, referindo-se aos negócios feitos na Bolsa de Mercadoria & Futuros (BM&F).
˛

Surpresa A surpresa foi ainda maior porque Bueno era cliente do Boavista há mais de cinco anos. "O fundo nunca deu rentabilidades espetaculares", diz. "Era sempre algo em torno de 30% ou 35% ao ano."
A desgraça na família Bueno só não foi maior porque Benjamin, como economista, aprendeu cedo a não concentrar as aplicações em um único ativo.
Com isso, colocava em prática uma das regras básicas do mercado financeiro: "diversificar a carteira para diminuir os riscos".
Apenas 20% de seu patrimônio estava aplicado nesse fundo.
Bueno possui aplicações em outros bancos, desde fundos DI (atrelado ao CDI -Certificado de Depósito Interbancário- que acompanha as taxas de juro) a ações.
(RODRIGO FRAN€A)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.