São Paulo, domingo, 01 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + CETERA

Regras para o parto de um escritor
"É preciso haver amor à primeira vista. Eu não publico um romance de estréia se não estou 90% entusiasmada com ele. Se hesito, é porque não devo publicar", diz ao "Le Monde" Dominique Gautier, da editora Le Dilettante. Os critérios da aposta editorial em novos escritores foram discutidos pelo jornal francês em edição recente. O país vive uma febre de publicação de romances de estréia, que este ano já bateu todos os recordes -não necessariamente, porém, os de qualidade literária.

Dawkins critica a educação na Inglaterra
Um dos principais biólogos vivos, o inglês Richard Dawkins voltou às origens em recente palestra na sua ex-escola, a Oundle, em Londres. Em comentário no "Guardian" sobre a filosofia do ex-diretor Frederick Sanderson (1857-1922) -a quem H.G. Wells dedicou biografia-, Dawkins frisou que ele ficaria "horrorizado" com as armadilhas que o atual sistema escolar do país impõe, como os efeitos repressores dos sistemas de avaliação e a obsessão do governo em utilizá-los.

Camille Paglia e a esquerda cega e rouca
A alardeada crise das esquerdas é, para a ensaísta Camille Paglia, um longo "declínio de prestígio e eficácia", após o apogeu ocorrido nos anos 60. Tal "perda de rumo e voz" do pensamento crítico se explicaria -segundo afirma a ensaísta em recente artigo no diário britânico "Times"- por fatores como a insistência da esquerda em abordar a mídia e as novas tecnologias como sendo "teorias paranóicas de manipulação", que remontariam ao período pré-internet e pré-televisão.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + cinema: A jangada de pedra à deriva na película
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.