São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bibliotecas da USP e UFRJ não têm 42% dos títulos apontados pelos especialistas

da Redação

Os acervos das bibliotecas de duas das maiores instituições universitárias do país, a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, dispõem de parte dos 50 livros indicados pelos dez especialistas ouvidos pelo Mais!. Em consulta aos dois bancos de dados on-line dos sistemas integrados de bibliotecas dessas universidades, não foram encontrados em nenhum dos dois sistemas 21 (ou 42%) dos 50 livros apontados -seja no idioma original ou em tradução para alguma outra língua que não o português do Brasil. A USP tem 58% das obras no original ou em tradução para algum outro idioma.
Já a UFRJ tem apenas 44% das obras citadas, nenhuma que não esteja disponível também na USP. A maior diferença entre as universidades diz respeito ao acervo de evolução. Enquanto a USP tem quatro dos cinco livros citados, a UFRJ não tem nenhum. Nas áreas de arte, ciência política, antropologia, filosofia, música e poesia, ambos os acervos têm os mesmos livros disponíveis.
Entre os livros de poesia, apenas um -"Charmes", de Paul Valéry- pode ser encontrado tanto na USP quanto na UFRJ. Dos livros sobre cinema, nenhum foi encontrado nos dois bancos de dados. Mas ambas as bibliotecas dispõem de todos os títulos originais sobre antropologia. (DANIEL BUARQUE)


Texto Anterior: Filosofia: Bento Prado Jr.
Próximo Texto: + brasil 505 d.C.: Os choques da civilização
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.