São Paulo, domingo, 04 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + CETERA

Leitores desunidos na capital unificada
"O Muro de Berlim sobrevive dentro das cabeças, os leitores do lado leste da cidade lêem muito pouco os jornais do oeste, e vice-versa". A afirmação, feita ao "Le Monde" por Clemens Goldberg, do Sindicato de Jornalistas Berlinenses, levanta uma das causas da crise da imprensa na capital alemã. Em dez anos, as vendas de jornais caíram um terço, o que justifica a recente onda de demissões e de fusões de periódicos locais -como no caso do "Die Welt" e do "Berliner Morgenpost".

Socialismo hispânico nos EUA
Em vez de aderirem ao "pós-moderno" e à diluição da utopia socialista, as minorias étnicas dos EUA, em suas lutas por reconhecimento, renovam e levam adiante o ideário da esquerda marxista. A tese é de Paul Buhle, em ensaio na revista norte-americana "Monthly Review". Professor de história na Brown University, ele atribui tal fenômeno ao efeito da formação de uma classe operária majoritariamente latino-americana, desde as mudanças na lei nacional de imigração, nos anos 60.

João Cabral é tema de revista portuguesa
O poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999) é homenageado em número especial da revista portuguesa "Colóquio-Letras". A belíssima edição, dupla, traz ensaios dos críticos literários Benedito Nunes, Luiz Costa Lima e Abel Barros Baptista, entre outros, além de depoimento do poeta Haroldo de Campos e de artigos precursores de Antonio Candido e Oscar Lopes. Informações podem ser obtidas pelo e-mail: vendas@gulbenkian.pt



Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + autores: O paradigma da ideologia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.