São Paulo, domingo, 05 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biblioteca básica

Pedagogia da Autonomia

DENISE STOKLOS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Pedagogia da Autonomia", livro de Paulo Freire, foi o mais importante para mim porque abriu um enfoque da responsabilidade do cidadão, cívica e poética, com seu universo. Ele deixa claro e dá uma dimensão da criatividade que é deixada ao indivíduo para construir seu mundo, sua convivência. Ele dá ao indivíduo a qualidade de ser o criador do lugar onde habita, convive. Com isso, vemos as duas mãos dessa situação: nos responsabiliza por tudo o que está acontecendo -mesmo as coisas com as quais não concordamos, cobrando ação contra elas- e também por criar condições em que as situações inaceitáveis se transformem. Ele dá ao indivíduo a dimensão poética da emoção.
Isso me leva a Henry David Thoreau e "A Desobediência Civil", que foi também um pedagogo e o primeiro ecologista. Essas duas obras me remetem a Milton Santos, com sua literatura de geografia humana. Ele dizia que vivemos não uma época de comunicação, mas de informação, uma vez que comunicação é compartilhar emoção, e isso nós não fazemos. Paulo Freire costumava dizer: "Gosto de ser gente, porque com as minhas mãos eu posso mudar o mundo". A somatória disso tudo dá um sinônimo de Clarice Lispector na sua profundidade de olhar o ser nas suas diversas camadas de movimentação.


Denise Stoklos é diretora de teatro e está em cartaz em SP com as peças "Calendário da Pedra" e "Vozes Dissonantes", no Teatro Folha, e "Louise Bourgeois - Faço, Desfaço, Refaço", no Sesc Belenzinho.
A obra
"Pedagogia da Autonomia", de Paulo Freire. 148 págs., R$ 9,00. Ed. Paz e Terra (tel. 0/xx/11/3337-8399).


Texto Anterior: Ponto de fuga - Jorge Coli: A cruz e o crescente
Próximo Texto: + autores: Um fantasma ronda o Ocidente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.