São Paulo, domingo, 05 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ notas

A poesia imita a vida
Acaba de sair pela Penguin Books uma biografia do "pai" da língua italiana, Dante Alighieri. Em "Dante - A Penguin Life", R.W.B. Lewis descreve de modo erudito, mas não pedante, aspectos e curiosidades da vida do poeta que fez de si próprio o protagonista de suas ficções -como o assassinato de um primo de sua mulher e os escritos políticos do autor.

Mies van der Rohe em Nova York
Duas exposições revisitam em Nova York a obra do arquiteto alemão (1886-1969), um dos grandes expoentes do modernismo. O MoMA (Museu de Arte Moderna) traz, até 11/9, os primeiros 30 anos de sua carreira, transcorridos em Berlim, e o Whitney Museum, até 23/9, o final de sua carreira, nos EUA.

O mundo pós-cafeína
O ensaísta Malcolm Gladwell resenha, em número recente da semanal "The New Yorker", o livro "The World of Caffeine" (O Mundo da Cafeína, ed. Routledge), de Bennett Weinberg e Bonnie Bealer, que trata da revolução que a introdução da cafeína causou no planeta. Um dos motivos de seu sucesso seria a sua facilidade de adaptação -nenhuma outra droga foi capaz de ser, ao mesmo tempo, a preferida dos intelectuais em cafés, das donas-de-casa, dos monges zen e de crianças. A cafeína seria "o Zelig dos estimulantes químicos". O livro também discute a interessante oposição que se faz entre café e chá, ambos fontes razoáveis de cafeína, sendo o primeiro visto como estimulante, e o segundo, como depressivo.

O nazista acidental
"Destined to Witness" (Destinado a Testemunhar, Harperperennial Library, EUA) é um livro de memórias incomum: narra a infância de Hans Massaquoi, única criança negra na Hamburgo nazista (filho de enfermeira alemã e um diplomata liberiano). O autor recorda nostalgicamente a época, e o livro está entre os mais vendidos da Alemanha justamente por isso: ele mostra como uma vítima potencial da política alemã de então pôde ser tão profundamente convencida dos objetivos do sistema -mesmo anos após ter sido expulso do playground onde brincava, ele ainda tentou ingressar na Juventude Hitlerista.



Texto Anterior: Os dez +
Próximo Texto: + 5 livros Sobre a seca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.