São Paulo, domingo, 06 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biblioteca Básica

A Verdade das Mentiras

JUCA DE OLIVEIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Estou lendo "A Verdade das Mentiras" [ed. Arx], de Mario Vargas Llosa [foto]. Esses ensaios remetem a uma conclusão surpreendente: a literatura, a ficção são cheias de mentiras, distantes da verdade dos fatos, mas contêm o mais alucinante e generoso dos remédios -por elas aplacamos a insatisfação com a vida.
Nossa vida é uma e limitada. A leitura do romance a reinventa e multiplica. Escrevendo ou lendo ficção, experimentamos o inigualável prazer espiritual de anestesiar os desejos insatisfeitos. Ao escrever sobre os principais romances do século 20, Vargas Llosa revela as ilimitadas possibilidades de ampliar a experiência vital e transcender a mera leitura do enredo.


JUCA DE OLIVEIRA é ator e dramaturgo. Seu texto "Às Favas com os Escrúpulos" estréia na próxima sexta, no teatro Raul Cortez, em SP.


Texto Anterior: Ponto de Fuga: O homem e a floresta
Próximo Texto: + Sociedade: A questão da universidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.