São Paulo, domingo, 08 de janeiro de 2006 |
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REALITY SHOW EM HAIA
DOCUMENTÁRIO SOBRE O JULGAMENTO DE SLOBODAN MILOSEVIC NO TRIBUNAL DA ONU, INICIADO EM 2002 E O MAIS IMPORTANTE DESDE NUREMBERG, MOSTRA AS TÁTICAS DA PROMOTORIA E DEFESA
"Nós convencemos o tribunal da importância de compreender o pano de fundo das decisões tomadas no julgamento", diz Heide. "Por que uma determinada estratégia foi escolhida? Por que uma estratégia é modificada? Onde surgem os problemas? Conhecer as considerações, os motivos e os objetivos dos personagens assim como o contexto em que eles trabalham facilita a compreensão da complexidade do julgamento", diz Heide. A Team Production conseguiu acesso exclusivo ao julgamento, superando diversos concorrentes. Um dos principais argumentos foi que Christoffersen já tinha feito um filme sobre um julgamento num tribunal da ONU. "Genocídio -O Julgamento" (1999) documentou o julgamento realizado em Arusha, na Tanzânia, sobre o genocídio em Ruanda. Outro fator de persuasão foi que a Team tinha o apoio da BBC, da TV 2/Denmark e de outros 11 canais de televisão, representando ao todo cerca de 300 milhões de potenciais espectadores. Além disso, a Team Production também se ofereceu para reunir o material sobre o julgamento em um arquivo histórico para futuros pesquisadores. Batalha pela história Segundo o contrato da Team com o Tribunal Penal Internacional da ONU, a equipe pode acompanhar os principais atores do julgamento, mas não o próprio Milosevic, e em nenhuma circunstância poderá divulgar qualquer material sobre o julgamento até que se chegue a um veredicto final (incluindo uma possível apelação). Depois de acompanhar o julgamento durante três ou quatro meses, "pudemos ver que ele tinha temas recorrentes, que por sua vez tornaram-se os temas do filme", diz Heide. "Decidimos acompanhá-los, o que veio a ser a decisão certa, porque não mudaram. O julgamento é sobre como a história será escrita e como se define um julgamento justo." "O julgamento levanta questões complexas", continua Heide. "Como apresentá-las de forma interessante? Pensamos que o modo de fazer isso é acompanhar alguns dos personagens e suas batalhas durante o julgamento. Isso permite oferecer uma visão a que, de outro modo, as pessoas não teriam acesso. Enquanto isso, podemos fazer um filme de entretenimento com o potencial para atingir um público amplo, ao construir o drama de maneira clássica e fazê-lo sobre os personagens, suas esperanças e seus temores." Christoffersen acompanha o julgamento de Milosevic diariamente desde o início, em fevereiro de 2002 -seja no próprio tribunal ou pela internet, onde é transmitido com apenas meia hora de defasagem [no site www.domovina.net]. Isso lhe permite avaliar quando há alguma coisa acontecendo que poderia ser usada como um ponto de virada dramático; por exemplo, uma nova testemunha. A equipe já gravou cerca de 250 horas em vídeo até agora, enquanto a filmagem do tribunal, feita por suas próprias câmeras, chega a surpreendentes 1.500 horas. Christoffersen anota cuidadosamente em um diário as horas de gravação no tribunal e nos bastidores. Heide descreve o diretor como "uma pessoa enormemente detalhista e metódica". A equipe usa o diário para determinar onde o material gravado vai se encaixar no filme completo. "Minha opinião é que 30% do filme será passado no tribunal e cerca de 70%, nos bastidores", diz Heide. "Agora que temos acesso exclusivo para gravar nos bastidores, parece evidente fazer dele o ambiente principal do filme, mas há necessidade de trechos no tribunal para compreender o que os personagens estão falando. Existem algumas gravações realmente preciosas do tribunal: discussões, frustrações, testemunhas que de repente não lembram o que disseram na véspera." A filmagem levou a equipe da Team a se aproximar dos atores. "Os advogados daqui não estão acostumados com a mídia", diz Heide. "Alguns foram muito reservados no início, duvidando que fôssemos ficar. Estaríamos ali somente por seis meses antes de desaparecer? No entanto Michael foi tão persistente, sério e preparado que conquistou a confiança deles. Isso foi benéfico para o filme, porque os atores discutem abertamente os assuntos. E é importante porque é por meio deles que vamos compreender o julgamento." Este texto foi publicado na revista "Film". Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves. Texto Anterior: Livro que inspirou filme é reeditado Próximo Texto: Saddam Hussein é julgado pelos Estados Unidos Índice |
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