São Paulo, domingo, 08 de abril de 2001

Texto Anterior | Índice

MILLÔR

Fernando Henrique Cardoso, Luis Estevão e Jader Barbalho, citados ocasionalmente nesta página, são personagens fictícios. Qualquer semelhança com Fernando Collor de Mello, PC Farias e Al Capone terá sido mera coincidência.
1) Retrocessos da vanguarda
Reparem, se ainda não repararam. Toda vez que a tecnologia avança, o espírito regride. É irresistìvel não aproveitar o meio novo pra repetir idéias velhas.

2) Liberté, Egalité, Fraternité,
Liberdade, Igualdade, Fraternidade, que bonito! A frase, criada por Benjamim Franklin, e que logo se tornaria o lema da revolução francesa, é uma contradição em termos. Pois não pode coexistir liberdade com igualdade. Se há liberdade total basta um Mike Tyson qualquer toda noite entrar no bar que eu freqüento e exercitar sua liberdade de ficar com um sorrizinho maroto na boca, pra me intimidar. Claro que eu não freqüentaria mais tal lugar, pois o homem é de assédio e eu não sou nenhuma Desirée. O termo Fraternidade foi colocado no lema entre os outros dois, como interface utópica. Mas logo Chamfort, o grande humorista-pensador da época, revolucionário da primeira hora, e imediato decepcionado da segunda, destruiria a frase gritando: "Eu sei qual a fraternidade que vocês defendem - é a fraternidade de Caim." Preso uma vez, aterrorizou-se com a violência de seus ex-companheiros. Em casa, solitário, deu um tiro na cabeça. Conseguiu apenas arrebentar o nariz e furar um olho. Desesperado, pegou uma navalha, cortou a carótida, logo depois cortou os pulsos. Fracassou. Sobreviveu sem igualdade, sem liberdade e muito longe da fraternidade.

3) Pra que?
O ser humano é o único animal que sempre quer mais.

4) Horizonte
E vai-se abrindo em beleza meu glorioso outono, nossa verdadeira primavera, que, como todos os anos, torna meu coração mais leve diante da vida.. Mas a alegria do corpo não impede a reflexão, e pode até estimular grandes dúvidas. Que foi a que me veio ontem, olhando o mar ao longe: afinal de contas a Baia dos Porcos é em Cuba ou no Rio de Janeiro?.

5) O X
Não tema enfrentar problemas que lhe parecem demasiado complexos. Por exemplo: o círculo é fácil de reconhecer, porque não tem hipotenusas nem catetos.

6) POEMEU POLÍTICA E SEXUALMENTE INCORRETO

Tá bem, querida, Eu não te paquero Porque paquera agora é crime É assédio, que palavra! Mas se teu pai não paquerasse, com licença da expressão, A tua mãe, Você não ia se queixar De minha paquera Porque, olha aqui, Você nem era.

7) AS GRANDES GENEALOGIAS BRASILEIRAS
Reprodução

Este croqui foi feito sobre excepcional retrato de membros da família Prado (C. 1895) trabalho de fotógrafo anônimo. A foto está no recém publicado O Século XIX Na Fotografia Brasileira, de Pedro Corrêa do Lago e Rubens Fernandes Junior, obra iconográfica imperdível pra quem é do ramo.
Diz a legenda da foto: "Alguns dos personagens estão identificados a lápis Laura, Arthur, Lívio, D. Isabel e Raul Prado. Os Prado eram talvez a mais rica e das mais sofisticadas das grandes famílias paulistas, o que a atitude deste grupo de irmãos e primos parece deixar patente."

Site do Millôr: www.uol.com.br/millor



Texto Anterior: + trecho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.