UOL


São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


ET + cetera

A cidade-luz jogada às moscas
Após a Segunda Guerra, ela viu seu magnetismo perder força para Nova York e, recentemente, para Londres. Agora Paris está sendo abandonada pelos próprios franceses. Pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Estatística aponta que, até 2010, sua população deverá encolher em 1 milhão de pessoas. E não só pelo desejo dos parisienses de fugir da poluição e dos engarrafamentos: é que hoje, diz Brigitte Baccaïni, do Insee, "não é mais indispensável vir a Paris para estudar ou trabalhar".


Manifesto ataca censura na Espanha
Cerca de 140 intelectuais espanhóis, como o escritor Antonio Muñoz Molina, lançaram na semana passada um manifesto contra a proibição do livro "Todas Putas" (ed. Cobre), de Hernán Migoya, lamentando que a sociedade ainda não saiba distinguir entre "uma obra e seu autor". "Todas Putas" tem sido acusado de fazer "a apologia do estupro" -devido ao relato "O Estuprador". Para piorar, o livro foi publicado por uma editora cuja proprietária dirige o Instituto da Mulher espanhol.


Os EUA na mira do trio Blair, Blur, Oasis
Recém-lançado na Inglaterra, "The Last Party" (Fourth Estate, 426 págs.), de John Harris, analisa a relação de mão dupla entre o britpop e o establishment político nos anos 90. A tese da obra é de que o premiê Tony Blair e as duas superbandas rivais Oasis e Blur, em seus frequentes encontros públicos, usavam a si mesmos de comum acordo em busca do mesmo objetivo: afastar o país da influência avassaladora dos EUA e resgatar a bandeira do nacionalismo das mãos de grupos racistas.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + sociedade: Somos infiéis?
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.