São Paulo, domingo, 09 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+quem foi Isaiah Berlin

DA REDAÇÃO

O pensador político e historiador das ideias Isaiah Berlin nasceu em 6 de junho de 1909 em Riga, capital da Letônia -que, à época, era parte do Império Russo. Transferiu-se com a família para o Reino Unido no início dos anos 20. Estudou filosofia na Universidade de Oxford, onde se tornou professor de teoria social e política.
Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), Berlin trabalhou na embaixada britânica em Washington, nos EUA, e, em 1945, na embaixada britânica em Moscou, na União Soviética. Na ocasião, conheceu os escritores russos Boris Pasternak e Anna Akhmátova.
Em 1956, casou-se com a francesa Aline de Gunzbourg.
Publicou, entre outros textos, "Karl Marx" (1939, biografia do pensador alemão), "O Ouriço e a Raposa" (1953, ensaio sobre a filosofia da história na obra do escritor russo Leon Tolstói) e "Dois Conceitos de Liberdade" (1958).
Neste último, diferencia o que denomina "liberdade negativa" -a autonomia pautada pela ausência de restrições impostas à ação do indivíduo- da "liberdade positiva" -a criação de condições sociais e materiais para o indivíduo agir livremente em benefício de fins coletivos.
Isaiah Berlin, cujas ideias influenciaram o pensamento liberal no século 20, morreu em 5 de novembro de 1997 na cidade de Oxford.


Texto Anterior: Um convidado soviético
Próximo Texto: +Quem foi Dmitri Chostakóvitch
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.