São Paulo, domingo, 12 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ livros

O CIENTISTA POLÍTICO, QUE ESTÁ LANÇANDO "ESQUERDA BRASILEIRA E TRADIÇÃO REPUBLICANA", ATACA O PT E PSDB COMO "AS TORRES GÊMEAS DA ORDEM BURGUESA", DEFENDE QUE O PAÍS VIVE UMA TRANSIÇÃO INACABADA, MAS DIZ QUE INSTITUIÇÕES SÓLIDAS E VIDA POPULAR VIBRANTE SÃO TRUNFOS

"NÃO SOMOS INDIANOS AGACHADOS", DIZ WERNECK VIANNA

RICARDO MUSSE
ESPECIAL PARA A FOLHA

Luiz Werneck Vianna destaca-se como um dos mais influentes cientistas políticos do país. Militante do PCB durante o regime militar, escreveu seu primeiro livro, "Liberalismo e Sindicato no Brasil" (ed. UFMG), em 1975, na clandestinidade, escondido na casa de Paulo Pontes e Bibi Ferreira. Sua obra desenvolveu-se como uma meditação sobre a modernização brasileira, em permanente diálogo como os clássicos de interpretação do Brasil, de que é exemplo "A Revolução Passiva" (Revan, 1997).
Professor do Iuperj e ex-presidente da Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais), Werneck Vianna nunca deixou de intervir no debate político, reunindo seus estudos de conjuntura em uma série de livros que abordam todo o período de redemocratização. "Esquerda Brasileira e Tradição Republicana" insere-se nessa linhagem.
Trata-se de uma coletânea de ensaios, artigos de jornal e entrevistas que acompanham, no calor da hora, os momentos decisivos da era FHC-Lula. O livro surpreende não só por sua aguda capacidade de previsão mas, sobretudo, pelo poder explicativo de sua interpretação do país, ancorada no conceito gramsciano de "revolução passiva".
Leia trechos da entrevista em que Werneck Vianna discorre sobre os dilemas da sociedade e da vida política brasileira após o fim do regime militar e também sobre o futuro do país.


Ricardo Musse é professor no departamento de sociologia da USP.

Esquerda Brasileira e Tradição Republicana
232 págs., R$ 38
de Luiz Werneck Vianna. Ed. Revan (av. Paulo de Frontin, 163, CEP 20260-010, Rio de Janeiro, RJ, tel. 0/xx/21/ 2502-7495).



Texto Anterior: + os outros indicados
Próximo Texto: 1 - Estudos da conjuntura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.