São Paulo, domingo, 13 de abril de 2008

Texto Anterior | Índice

Neschling e Minczuk apontam melhor regente

DA REDAÇÃO

A Folha perguntou a John Neschling, regente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e a Roberto Minczuk, da Orquestra Sinfônica Brasileira, sobre suas preferências na área. Leia as respostas, enviadas por e-mail.  

FOLHA - Qual é o maior maestro do século 20?
JOHN NESCHLING
- Essa é uma pergunta dificílima de ser respondida, uma vez que há, no mínimo, cinco ou seis que mereceriam ser citados como ícones do século 20.
Entretanto o primeiro nome que me ocorre é o de Fritz Reiner, diretor musical da grande Orquestra Sinfônica de Chicago. Como a pergunta pede apenas um nome, fico com o dele.
ROBERTO MINCZUK - Herbert von Karajan é o grande maestro do século 20.

FOLHA - Por quê?
NESCHLING
- Admiro sua coerência musical e seu trabalho como educador de orquestra. Com sua disciplina e suas idéias musicais, construiu uma das maiores e mais importantes orquestras do século 20.
MINCZUK - Simplesmente porque era um excelente músico. Foi um grande "bussinessman", um administrador, ao estilo de uma Hollywood germânica, mas definitivamente um grande músico. Era também um maestro "old-fashioned", que manteve a tradição dos regentes do século 19.


Texto Anterior: Lebrecht atacou comercialismo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.