São Paulo, domingo, 13 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ notas

Uma estrela nas telas
"Darling" da intelectualidade francesa, o sociólogo Pierre Bourdieu é agora tema de um documentário de Pierre Carles, "La Sociologie Est un Sport de Combat" (A Sociologia é um Esporte de Combate). Ao longo de quase duas horas e meia, Bourdieu aparece numa entrevista à TV americana, numa manifestação antiglobalização e dando conferências.

"O Príncipe" no tablado
Pode parecer estranho, mas o clássico do pensamento político, escrito por Maquiavel no início do século 16, ganhou uma adaptação para o teatro e está sendo montado em um palco francês. Dirigido por Anne Torrès, o espetáculo está em cartaz no teatro de Nanterre-Amandiers, em Nanterre.

Tecnofobia e raça
Como as minorias étnicas nos EUA lidam com as novas tecnologias, desde a música tecno até a internet utilizada por latinos, é o tema da coletânea de ensaios "Technicolor -Race, Technology and Everyday Life" (272 págs., US$ 18,50, New York University Press), organizada por Alondra Nelson e Thuy Linh N. Tu.

Dossiê Wittgenstein
O autor do "Tractatus Logico-Philosophicus", morto há 50 anos, é tema do número 130 da revista italiana "Caffé Letterario". Num dos ensaios, Richard Rorty atribui a ele a separação entre naturalismo e empirismo no pensamento do século 20. Gianni Vattimo, por sua vez, comenta os jogos de linguagem no "segundo Wittgenstein", o das "Investigações filosóficas".

O anarquismo e a Nova Direita
Com o refluxo dos atentados de grupos islâmicos, os anarquistas, como os que protestaram (foto) em Seattle contra a Organização Mundial do Comércio, em 1999, se tornaram os novos "bodes expiatórios" da sociedade americana, diz a historiadora Angela Dillard em artigo no semanário "New York Press". Paradoxalmente, para Dillard -estudiosa do renascimento conservador nos EUA, a Nova Direita-, a essência das pregações anarquistas sobre uma "nova ordem social baseada na liberdade irrestrita" e "a teoria de que toda forma de governo resulta em violência" coincidem com a crença americana na liberdade individual e no desejo de um Estado mínimo.



Texto Anterior: Os dez +
Próximo Texto: + personagem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.