São Paulo, domingo, 13 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Legado do intelectual é debatido no Rio e em São Paulo

da Redação

Acontece a partir de amanhã o seminário internacional "Gilberto Freyre - Patrimônio Brasileiro". O evento, que tem como objetivo discutir a obra do autor de "Casa-Grande & Senzala" e "Sobrados e Mucambos", será realizado no Rio de Janeiro e em São Paulo e vai até quinta-feira.
Amanhã ocorre a abertura oficial, no Rio de Janeiro, às 17h30, na Academia Brasileira de Letras (av. Presidente Wilson, 203, sala 350). Em seguida, no mesmo local, o professor Stuart Schwartz, da Universidade Yale (EUA), falará sobre o retrato otimista do Brasil feito em "Casa-Grande & Senzala".
Na terça-feira (15/8), o seminário será na UniverCidade (av. Epitácio Pessoa, 1.664, sala 7), começando às 9h30 com uma exposição sobre a metodologia em Freyre feita pelo historiador Evaldo Cabral de Mello, que terá como debatedora a professora Maria Lúcia Pallares-Burke, da Universidade de Cambridge (Reino Unido). Às 14h30, haverá um painel do historiador Peter Burke, também de Cambridge, intitulado "Gilberto Freyre e a História da Cultura Material".
Na quarta-feira (16/8), ocorre a abertura paulista do evento, na Folha, ocasião em que será discutida a relação do sociólogo pernambucano com a mídia (leia texto ao lado).
O evento termina na quinta-feira (17/ 8), na Universidade de São Paulo. A abertura do dia, às 9h30, contará com a presença de Alfredo Bosi, professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e diretor do IEA (Instituto de Estudos Avançados). Às 14h30, o historiador Carlos Guilherme Mota, da USP e da Universidade Mackenzie, deverá falar sobre a universidade brasileira e o pensamento de Freyre.
Ao longo do seminário, também serão discutidos temas como "Gilberto Freyre e o Modernismo Brasileiro" e "Gilberto Freyre e o (Pós-) Modernismo".
No encerramento, às 16h, será realizada uma mesa-redonda discutindo a permanência de Freyre, em que debaterão, entre outros, Stuart Schwartz e os sociólogos Elide Rugai Bastos e Ricardo Benzaquen de Araujo.
Informações adicionais sobre o evento, realizado pelo Colégio Brasil, podem ser obtidas pelos telefones 0/xx/ 21/ 525-1000, no Rio de Janeiro, e 0/xx/11/3818-3919, em São Paulo.


Texto Anterior: + livros - Jean Marcel Carvalho França: Gilberto Freyre em questão
Próximo Texto: O sociólogo e a mídia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.