São Paulo, domingo, 15 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ baudrillardianas

Simulacro Principal conceito trabalhado por Jean Baudrillard, diz que o mundo que se conhece atualmente é uma simulação construída sobre a representação de representações: uma cópia sem que haja um original. Essas simulações existiriam para levar as pessoas a pensarem que uma realidade identificável realmente existe, quando, na verdade, ela seria formada de imagens falsas em que o signo se torna mais importante que aquilo que ele representa. Segundo Baudrillard, a formação do simulacro faz a imagem passar por quatro fases sucessivas, levando a um resultado que não tem nenhuma relação com a realidade: é o próprio e puro simulacro.

Hiper-realidade Conceito ligado ao de simulacro -muitas vezes usados como sinônimos-, é a simulação da realidade que substitui o real, produzindo um simulacro completamente diferente da realidade original.

Disneyficação Noção de que, por meio dos simulacros, o mundo está se tornando cada vez mais parecido com um parque temático, onde nada é real, só representação.

Não-Acontecimento Forma pela qual o pensador definiu a Guerra do Iraque, que teria sido "uma tentativa fracassada de apagar o verdadeiro e simbólico acontecimento: os atentados de 11 de setembro".

Valor de Signo Conceito que se refere à criação de bens de prestígio e necessidades criadas pelo marketing de mercado contemporâneo, opondo-se ao valor de uso.

Texto Anterior: Colóquio reuniu pensadores de vários países
Próximo Texto: + livros: A condição humana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.