São Paulo, domingo, 15 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentos do Vaticano atacam ecumenismo e retomam latim

DA REDAÇÃO

Um documento da Igreja Católica, divulgado na terça, gerou protestos de representantes de outras denominações cristãs ao afirmar que ela é a única igreja verdadeira de Jesus Cristo.
Segundo as "Respostas a Questões Relativas a Alguns Aspectos da Doutrina sobre a Igreja", elaboradas pela Congregação para a Doutrina da Fé e ratificadas pelo papa Bento 16, as religiões protestantes não são igrejas; o cristianismo ortodoxo tem igrejas, mas de maneira "de certo modo lacunosa".

Tradicionalismo
O pontificado do papa atual, que assumiu o posto em 2005, é marcada pela reiteração de conceitos tradicionais da igreja. As "Respostas", por exemplo, visam a rejeitar interpretações modernizantes às discussões do Concílio Vaticano 2ø (1962-65).
Em outro texto recente (o "Motu Proprio", de 7 de julho), Bento 16 incentiva a retomada da celebração da missa em latim, afirmando que essa modalidade "nunca foi juridicamente ab-rogada".


Texto Anterior: A verdade verdadeira
Próximo Texto: Em busca das ovelhas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.