São Paulo, domingo, 17 de janeiro de 2010

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Saudades do Sena

Criada por Mário de Andrade, expressão "moléstia de Nabuco" designou o mal-estar da elite em relação ao país


Nabuco preferia o "espírito humano" à paisagem sem história do trópico


MARCOS AUGUSTO GONÇALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

No prefácio ao "Esboço Biográfico de Joaquim Nabuco", de Henrique Coelho, publicado pela Monteiro Lobato Editora, em 1922, Paulo Prado chamava a atenção do leitor para "essa cousa que era, há uns 30 anos, rara na vida de um brasileiro -uma viagem à Europa".
Desembarcar no Velho Continente "marcava uma data no espírito do viajante, se fosse inteligente; ou nas suas aventuras galantes, se pendia para essas preocupações".
O escritor e rico cafeicultor paulista assinalava que as viagens à Europa representavam para muitos "o início de uma grande descoberta e o começo de uma grande paixão, a descoberta de seu próprio país e a paixão pelas coisas brasileiras".
Essa espécie de "revanche da terra", que surpreendia compatriotas em visita à civilização era tema conhecido e caro a Paulo Prado.
Não por acaso, dois anos depois, em prefácio mais famoso, agora ao "Poesia Pau-Brasil", de Oswald de Andrade, ele voltaria ao assunto, anunciando que o poeta "numa viagem a Paris, do alto de um ateliê da Place Clichy -umbigo do mundo- descobriu, deslumbrado, sua própria terra". O ateliê era de Tarsila do Amaral, que então vivia com Oswald. O casal e outros modernistas brasileiros estavam em Paris naquele período que se seguiu à Semana de Arte Moderna de 1922.
Embora tivesse travado contato pessoal com Nabuco em apenas duas ocasiões, uma em Londres e outra em São Paulo, Paulo Prado declarou-se "orgulhoso por ter vivido longos anos na intimidade intelectual de seu espírito".
Ele e Graça Aranha, que tinham a mesma idade (Graça, nascido em 1868, tinha na verdade um ano a menos), eram os caçulas de um círculo de intelectuais que se encontrava com frequência no apartamento parisiense de Eduardo Prado -tio de Paulo. O autor de "Canaã", apadrinhado por Nabuco, e o de "Retrato do Brasil", por seu tio aristocrata, viriam a ser uma espécie de ponte entre a geração de 1870 e a de 1922 - ambos personagens importantes na realização da Semana.
Não deixa de ser curioso que, em contraste com as loas ao patriotismo do abolicionista, Mário de Andrade tenha cunhado, numa boa "boutade", a expressão "moléstia de Nabuco". Referia-se a uma passagem de "Minha Formação", na qual o grande pernambucano afirma que as paisagens todas do Novo Mundo não valeriam para ele um trecho da via Appia ou "um pedaço do cais do Sena à sombra do velho Louvre".
Em sua rica e ambígua experiência de alteridade, Nabuco preferia o "espírito humano", que a seu ver só existia do outro lado do oceano, à paisagem desistoricizada do trópico -embora daqui também sentisse saudades.
O próprio Graça discordava dessa maneira de ver as coisas -e seria natural que Mário, um brasileirista, viesse a debochar da reverência à Europa cultivada pelo apolíneo Nabuco.
A "boutade" do autor de "Macunaíma" vem no contexto de uma troca de cartas com Carlos Drummond de Andrade, na qual o mineiro é repreendido por suas inclinações afrancesadas.
Além da admiração manifestada por Anatole France, Drummond, na correspondência, pondera que todos sofremos dessa mesma "tragédia" de Nabuco -e numa passagem mais forte, chega a considerar o Brasil "infecto". São sentimentos, aliás, que de alguma forma ainda transparecem em manifestações de nossas elites intelectuais, mesmo entre acadêmicos de esquerda.
Mário retruca, afirmando que a tragédia na verdade é uma doença. Como a moléstia de Chagas, também teríamos a "moléstia de Nabuco", que consistiria em brasileiros, como Drummond, "andarem sentindo saudade do cais do Sena em plena Quinta da Boa Vista" e em "falar de um jeito e escrever covardemente colocando o pronome carolinamichaelismente" (referência à filóloga da língua portuguesa Carolina Michaëlis).
Para sanar o mal, Mário receita: "Estilize a sua fala, sinta a Quinta da Boa Vista pelo que é e foi, e estará curado da moléstia de Nabuco".


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