São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música 1
por Livio Tragtenberg

Elsie Houston
CD com livro [selo Atração] em edição organizada por Emanoel Araújo, recoloca em circulação gravações originais (dos anos de 1930) de nossa trágica "Josephine Baker" que encantou Paris. Fora dos "padrões" da província, a cantora foi morar em Nova York, onde se suicidou em 1943.

Mário de Andrade
"Missão de Pesquisas Folclóricas" (Sesc/Secretaria Municipal de Cultura de SP), contendo seis CDs, livreto e catálogos, torna acessíveis gravações realizadas no Norte e Nordeste em 1938. Sonoridades de um país que não mais existe, vestígios da era jurássica do sampler.

Rap feminino
Conquista de espaço na mídia da mulher negra cantora e compositora de rap, fato novo no universo racista e machista. Graças a "Antônia", filme de Tata Amaral e série de TV. Negra Li, Leilah Moreno, Quelynah e Cindy são a face de uma força criativa que se espalha pelo Brasil; outro exemplo é Ana Paula, rapper de São José do Rio Preto (SP).

O negócio da transgressão
É clara a tendência a ações e iniciativas -que atuavam e viam na internet um espaço libertário de rompimento das regras dos mercados de informações- se instrumentalizarem e se transformarem em empreendimentos que visam a uma regulação desse mercado "do livre", fazendo da "transgressão" o negócio.

Rogério Duprat
"In memoriam, in futurum": Rogério Duprat (1932-2006) foi o músico mais antenado que o Brasil conheceu, respondendo sempre criativamente às mudanças culturais. O relançamento de suas criações será um poderoso antídoto ao bom-mocismo eletrônico-garoto-propaganda-de-empresa.

LIVIO TRAGTENBERG é compositor e diretor da Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo.

Texto Anterior: Sociologia por Ricardo Musse
Próximo Texto: Música 2 por Renato Lopes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.