São Paulo, domingo, 18 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET + CETERA

Haroldo de Campos em espanhol
A embaixada do Brasil em Lima, em parceria com o Fundo Editorial da Universidade Católica Sedes Sapientiae (UCSS), lança em 19 de janeiro o livro "Haroldo de Campos - Dom da Poesia". Coordenado por Lisa Block de Behar, professora da Universidade da República, no Uruguai, o livro traz textos em português e espanhol sobre o trabalho do ensaísta, tradutor e poeta, morto em 2003. O livro deverá ser distribuído a bibliotecas e centros culturais de países de língua espanhola.

A imagem do poder
"Nixon era muito mais sofisticado a respeito da manipulação de imagens do que Kennedy", diz o ensaísta Louis Menand na revista "New Yorker", em uma resenha de "Shooting Kennedy - JFK and the Culture of Images", de David Lubin (Univ. of California Press, 341 págs., US$ 24,95), e "Nixon's Shadow - The History of an Image", de David Greenberg (Norton, 384 págs., US$ 26,95). Os livros, lançados recentemente nos EUA, tratam do uso da imagem pelos dois governantes.

Fidel e a necessidade de Cervantes
Em um artigo para a revista "The Nation", o dramaturgo Arthur Miller, 88, descreve sua visita a Cuba e a Fidel Castro, em uma viagem de personalidades dos EUA à ilha, em março de 2000. "O embargo dos EUA fez com que a pobreza dessa ilha saísse de controle, da mesma forma que fizeram os russos ao desertá-lo [a Castro]", escreve. E acrescenta ser necessária a força de um "novo Cervantes para estar à altura dessa história profundamente triste de sofrimento desnecessário".


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + brasil 504 d.C.: A intangível perdiz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.