São Paulo, domingo, 18 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro de Hobsbawm sobre banditismo social será relançado

DA REDAÇÃO

Publicado originalmente em 1969, "Bandidos", de Eric Hobsbawm, será reeditado pela Paz e Terra (264 págs., R$ 45, tradução de Donaldson M. Garschagen, com lançamento previsto para o final do mês).
O livro em que o historiador marxista, nascido em Alexandria, no Egito, em 1917, analisa o cangaço brasileiro foi revisto pelo próprio autor.
Professor emérito de história social e econômica no Birkbeck College, da Universidade de Londres, e na New School for Social Research, em Nova York, Hosbsbawm foi educado na Áustria, na Alemanha e no Reino Unido.
Sua obra cobre, sobretudo, a formação do Ocidente desde o declínio do Antigo Regime, com a Revolução Francesa (1789), até a queda do Muro de Berlim (1989) e o colapso da União Soviética (1991).
Daí resulta a tetralogia composta por "A Era das Revoluções", "A Era do Capital", "A Era dos Impérios" (os três reeditados, no ano passado, pela Paz e Terra) e "Era dos Extremos" (Cia das Letras).
O historiador vive, atualmente, em Londres.


Texto Anterior: POLÍTICA EXTREMA
Próximo Texto: +(L)iteratura: Do outro lado do ESPELHO
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.