São Paulo, domingo, 19 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUEM É PETER ZUMTHOR

DA REDAÇÃO

Nascido em 1943, o suíço Peter Zumthor fabricou móveis em madeira e foi mestre de obras antes de ser reconhecido como um dos principais arquitetos do mundo. No domingo passado, foi anunciado como o ganhador do Prêmio Pritzker deste ano, que lhe será entregue em 29 de maio.
O trabalho de Zumthor, que estudou em Basileia e Nova York, é reconhecido por aliar a austeridade e a rigidez do estilo moderno às condições histórico-geográficas de cada obra -como o Museu de Arte Kolumba, em Colônia (Alemanha), construído sobre uma igreja bombardeada.
As termas de Vals (Suíça) são consideradas sua obra-prima; nas palavras do professor australiano Miles Lewis, "um soberbo exemplo do detalhamento simples que é usado para criar espaços altamente atmosféricos", em que "luz e água são empregados para esculpir os espaços".
Recluso, Zumthor habita uma vila suíça onde, com sua equipe reduzida -não mais de 15 pessoas-, cultiva os hábitos de recusar a maioria das encomendas que recebe e de controlar todas as fases da elaboração de seus projetos.


Texto Anterior: Cidades velhas
Próximo Texto: A indústria da forma
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.