UOL


São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

a-b-c-d-e

* A capacidade de aprender decai com a idade - A sabedoria popular do tipo "cachorro velho não aprende truque novo" ilustra bem que frases velhas se tornam ainda mais erradas com a idade. Cachorros velhos aprendem bem truques novos. Tal plasticidade só sucumbe diante do excesso de provérbios e do desinteresse causado pelo interlocutor (de homens ou de cães).

Miguel Nicolelis é neurocientista brasileiro do Laboratório de Neurobiologia da Universidade Duke (Carolina do Norte, EUA).

* A relação sexual não existe - Um verdadeiro passe-partout capaz de resolver problemas clínicos e teóricos dos níveis mais diversos. Epistemologia, comunicação, política, filosofia, lógica: nada estaria imune à inexistência da relação sexual. Mas a versão original da constatação psicanalítica era bem mais modesta. Ela era simplesmente o desdobramento dos fundamentos narcísicos da relação amorosa. Pois, na relação sexual, o corpo do outro aparece sempre como tela de projeções das fantasias do sujeito. Ele é sempre corpo fetichizado, corpo-suporte de objetos fantasmáticos, o que impediria (ou, ao menos, dificultaria radicalmente) uma relação na qual o sujeito poderia estar presente ao outro por meio do corpo.

Vladimir Safatle é professor no departamento de filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

* A voz do sujeito humilde - Muitos cineastas contemporâneos parecem ter perdido a Voz. A representação respeitosa da alteridade é levada a extremos que aproximam o mutismo do deslumbramento. Na sensibilidade pós-estruturalista, a subjetividade, além de estilhaçada, é humilde! Como o sujeito contemporâneo é humilde! Como conseguiram fazer com que Nietzsche encontrasse o cristianismo no final do corredor? A desconstrução é uma estratégia que aponta para um jogo de espelhos vazio. A revelação do revelado revela no fim o sujeito humilde, orgulhoso de seu horizonte estreito: reflexividade, reflexividade, reflexividade.

Fernão Pessoa Ramos é professor de teoria e história do cinema na Universidade Estadual de Campinas.

* Antiamericanismo - Ideologia dos pobres de espírito que ficaram sem bandeira depois da queda do Muro de Berlim.

Denis Lerrer Rosenfield é professor da filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

* Aquecimento global - Fenômeno de origem complexa e ainda obscura. Suspeita-se de um componente antropogênico, quantificado pelo aumento da concentração na atmosfera de gases como o CO2 da queima de combustíveis fósseis, além da emissão espontânea de metano no processo digestivo de vários mamíferos. O inferno, que são os outros, tardará, mas não falhará.

Cylon Gonçalves da Silva é físico do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas (SP).

* Assumir a castração - Aquilo que se exige de um analisando, quando não sabemos mais o que fazer com seu desejo. O imperativo pode vir acompanhado por um cortejo composto pela Falta, pelo Vazio, pelo objeto eternamente perdido, pela incompletude radical e pelo gozo impossível. Pronunciado em um tom nostálgico, o conjunto pode ainda ser utilizado na teoria literária com sucesso relativo. Mas deve-se utilizá-lo rapidamente, pois em breve (se Deus quiser) irão perceber que ele não tem absolutamente nada de lacaniano.
(Vladimir Safatle)

* Bush - O senhor Arbusto, do mesmo reino de Helmut Repolho (aquele que dava na República das Bundas) e Margarida (aquela querida), ajudado pela senhorita Arroz, por alguma estranha razão está pondo o mundo numa dieta carnívora.

Angelo Segrillo é professor de história na Universidade Federal Fluminense.

* Ciências biológicas - Conjunto de disciplinas que estudam os seres vivos e fenômenos mensuráveis relacionados a eles. Para alguns físicos, como Ernest Rutherford, o sinônimo mais adequado seria "contradição".

Sandro José de Souza é biólogo e diretor do Laboratório de Biologia Computacional do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, em São Paulo.

* Comunismo - Nome que afugenta inclusive aqueles que defendem essa ideologia. (Denis Lerrer Rosenfield)

* Consenso de Washington - Discurso que desqualifica as propostas da esquerda, dizendo que estão fora da racionalidade e não servem de base a nenhuma política. Se a esquerda ganhar a eleição, no "terceiro turno" terá que agir como a direita. Daí que, nos anos 90, quando aumentou a liberdade no mundo, as eleições livres servissem para pouco, porque não podiam escolher o que divergisse do referido consenso.

Renato Janine Ribeiro é professor de filosofia da USP.

* Crítico cultural - Já foi o organizador do gosto burguês, funcionário do mercado das artes, agente industrial e às vezes bom jornalista. Teve uma breve vida como analista e denunciador das ilusões sistemáticas da "alta cultura" e como orientador de teses de vanguarda. Hoje pode ser aplicado a qualquer um que tenha "opinião".

Francisco Alambert é professor de história da cultura na USP.

* Dinheiro [para uso dos analistas] - Muda de sentido conforme circule das mãos do cliente (= fezes) para as do analista (= valor). Serve à realização de fantasias (ver verbete "fantasia"). O analista que diz "este trabalho não tem preço" cobra caro.

Maria Rita Kehl é psicanalista e ensaísta.

* Direita-esquerda - Quem se orienta pela distinção direita/esquerda no Brasil fica estrábico. (Denis Lerrer Rosenfield)

* É preciso garantir a governabilidade - É a política vista a partir do governo, pelo olhar do príncipe, "ex parte principis", mesmo que o príncipe em questão seja eleito pelo povo. Esquece a outra política, a propriamente democrática, que vê a política "ex parte populi", pelo olhar do povo e de suas exigências ou desejos. Pode chegar a desqualificar os discursos populares, entendidos como extremistas, aos quais se deve aplicar a frase "tenham paciência" (ver verbete "tenham paciência"). (Renato Janine Ribeiro)

* Engenharia genética - Conjunto de metodologias que permite aos cientistas introduzir modificações no material genético de um determinado organismo. Graças a isso, eles podem descobrir a cura de alguma doença ou fazer um coelho brilhar no escuro. (Sandro José de Souza)

* Entropia - Palavra originária da segunda lei da termodinâmica, que diz que um sistema isolado tende a ficar mais desorganizado com o tempo. Só se aplica à biologia para quem ignora a ênfase em "isolado", já que seres vivos trocam energia com o ambiente. Volta a ser válido, como entropia máxima, com a morte -quando cessa todo o contato com o ambiente e se passa a fazer parte dele.

Marcelo Gleiser é professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA).

* Equilíbrio do poder - Doutrina supostamente criada numa ilha para manter as peças do tabuleiro de xadrez continental em permanente estado de "coitus interruptus"... (Angelo Segrillo)

* Escola de Barcelona - Importante corrente pedagógica responsável pela superação da cacofonia marxista (relação, produção, determinação) e estruturalista (sintagma, morfema, semema) e pela inauguração da série atitudinal, comportamental, relacional etc.

Nelson Schapochnik é historiador e professor da Faculdade de Educação da USP.

* Estabilidade com crescimento - Receita para nunca admitir que já chegou a hora de a economia voltar a crescer ou, na pior das hipóteses, garantir o respeito a contratos [ver verbete "respeito a contratos"] e a prioridade aos interesses da especulação financeira.

Gilson Schwartz é economista e diretor acadêmico da Cidade do Conhecimento, da USP.

* Estação espacial internacional - Nave espacial que orbita em torno da Terra a 380 km de altura e a 28 mil km/h. O primeiro experimento de permanência prolongada de seres humanos no espaço. Se durar, a espécie humana promete conquistar todo o Universo, confirmando assim a inexistência de vida inteligente nele. (Cylon Gonçalves da Silva)

* Estudos culturais - Moda anglo-americana de finas origens e destino incerto. Divide-se entre aqueles que a vêem como destruição dos grandes valores do cânone e rebaixamento da nobre arte e aqueles que rimam com pós-moderno e juram que ela é a revolução do conhecimento que vai mostrar que Shakespeare vale menos que um shopping center, inclusive porque homem e branco. Importada para o Brasil e bem aclimatada à boa tradição crítica local (materialista), pode dar samba e deixar de ser besta. Para maiores referências, consultar Maria Elisa Cevasco "Dez Lições sobre Estudos Culturais" (ed. Boitempo). (Francisco Alambert)

Texto Anterior: Novo dicionário de idéias feitas
Próximo Texto: f-g
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.