São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia trechos da palestra

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Leia a seguir trechos selecionados e editados da fala de Fingar, em tradução livre para o português.

 

Globalização
O processo de globalização que testemunhamos nas últimas duas décadas continuará a produzir mais riqueza e também mais desigualdade. Portanto, o status geral econômico do mundo vai melhorar. Mas a distância entre ricos e pobres -internacionalmente, regionalmente- vai crescer.

Poderio militar
Daqui a 15 anos, a dimensão militar [dos EUA] permanecerá como a mais proeminente, mas será a menos significante -ou, pelo menos, menos significante do que é hoje [...]. Ninguém nos atacará com forças maciças convencionais. A nossa defesa nuclear funcionará. Então, a natureza da concorrência internacional são as ameaças cibernéticas, para citar um exemplo. Esse tipo de ameaça não é suscetível a forças militares convencionais. Eis uma situação para decidirmos como investir os nossos dólares em vista da segurança nacional.

Mudanças climática e geopolítica
A pedido do Congresso, fizemos uma avaliação nacional de inteligência dos efeitos geopolíticos das mudanças climáticas. Olhamos até o ano de 2030, que vai além da meta do nosso estudo, que é 2025 [...]. Um dos pontos a ressaltar é que nada que seja feito de agora até 2030 mudará o impacto projetado da mudança climática até 2030. [...] Haverá mudanças no nível do mar, na temperatura, impacto na agricultura, na disponibilidade de água, no degelo no Ártico, aumentando recursos em alguns locais e reduzindo em outros. O que podemos fazer é nos preparar para mitigar esse impacto. [...] O norte da China já começa a ficar sem água porque estão reduzindo os aqüíferos no subsolo por meio de milhões de tubulações instaladas nos anos 1960, pois é necessário produzir comida para 400 milhões de pessoas.

Organismos obsoletos
A ONU, a Organização Mundial de Comércio, que sucedeu o GATT, o FMI, o Banco Mundial, as alianças estruturais, sendo a Otan a primeira e mais relevante, foram organizações de tremendo sucesso [...] [Entretanto] nós precisamos de instituições diferentes, revitalizadas, para tratar dos desafios, das conseqüências da globalização.

Incapacidade de liderar
Eles [organismos multilaterais] precisam ser ajustados, mas nós não temos a capacidade que tínhamos 70 anos atrás para prescrever para o mundo como será o regime a ser adotado. E, de fato, pelo menos por um período, a insatisfação internacional com as ações, atitudes ou comportamentos americanos, com o triunfalismo ou como o queiramos caracterizar, tudo isso significa que o que nós sugerirmos, mesmo que seja uma idéia muito boa, estará manchada, se não completamente morta na largada, só porque a idéia foi nossa. (FR)


NA INTERNET - Leia, em inglês, a transcrição da palestra de Thomas Fingar no endereço http://noticias.uol.com.br/fernandorodrigues/docs.jhtm


Texto Anterior: A erosão do império
Próximo Texto: Os Dez +
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.