São Paulo, domingo, 22 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NELSON DE OLIVEIRA

O autor
Empate espetacular.
Os dois escritores -o mestre do século 19 e o do século 20, o da esfera urbana e o da esfera rural, o do realismo racionalista e o do realismo subjetivista- cruzaram simultaneamente a linha de chegada.
Mesmo antes da largada já era grande a desconfiança, entre os apostadores, de que daria empate. Competiam duas poderosas realidades ficcionais, diferentes e complementares: a da capital do Segundo Reinado, cosmopolita e letrada, e a do sertão da República, primitivo e mítico.
Se dessa disputa também tivessem participado Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector, o empate seria quíntuplo.
Esses autores são estrelas de primeira grandeza e pertencem à principal constelação de meu cânone afetivo. Iluminam-se reciprocamente, e o equilíbrio de sua constelação só se mantém estável porque nenhum deles é capaz de exercer maior ou menor força sobre os companheiros.

A obra
Confirmado o empate, da obra dos dois escritores eu separo os romances "Memórias Póstumas de Brás Cubas" e "Grande Sertão: Veredas". Machado também escreveu peças de teatro, contos, crônicas e poemas, mas foi com os últimos romances que se destacou na cena literária.
Já Rosa, que também escreveu contos e poemas, foi logo reconhecido pelos primeiros contos, todos longos, e o único romance que escreveu só veio coroar a obra. "Memórias Póstumas" e "Grande Sertão" renovaram de maneira espantosa o gênero romanesco.
Da mesma forma que "A Paixão Segundo GH" (se Clarice estivesse no páreo).
A ironia, o cinismo e principalmente a ousadia formal do romance de Machado sempre me inspiraram, como escritor. O mesmo acontece com a linguagem épica de Rosa, que em seu romance está pelo menos um grau mais sublime do que nos contos.


NELSON DE OLIVEIRA é escritor, autor de "Algum Lugar em Parte Alguma" (ed. Record).


Texto Anterior: Hélio de Seixas Guimarães
Próximo Texto: Jorge Coli
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.